sexta-feira, 6 de setembro de 2013

MEC divulga Guia do Candidato do Enem 2013, com regras da prova e critérios da redação!

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela organização do Enem, divulgaram o Guia do Candidato do Enem 2013, um manual gratuito para os estudantes que vão fazer o exame.
O guia, disponível apenas online, apresenta ao candidato as regras da prova e os critérios de avaliação da redação, além de exemplos de texto que receberam nota mil em outras edições do Enem.

O Guia do Candidato do Enem 2013 é divido em quatro partes e traz dicas para a prova e todas as novas regras de correção da redação. A primeira parte do guia inclui o tipo textual a ser aplicado na redação e como ele será avaliado.

Além disso, há esclarecimentos das principais dúvidas dos alunos como a quantidade mínima de sete linhas, o título opcional e a possibilidade de utilização dos dois padrões ortográficos de português. A segunda parte apresenta, detalhadamente, as cinco competências cobradas e os critérios de avaliação.

O terceiro capítulo é composto por uma análise da redação do Enem de 2012 abordando o que se esperava do candidato e com recomendações para a compreensão da proposta. Para complementar, a última parte do manual traz cinco redações do ano passado que tiraram mil pontos, a nota máxima.

”O Guia do Participante divulga, de maneira detalhada, tudo o que o avaliador vai exigir do candidato na hora das provas e, além disso, ajuda o estudante a preparar uma boa redação”, afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Mais de 7,1 milhões de candidatos farão as provas do Enem 2013, de acordo com o MEC, que explica que o grande número de inscritos impossibilita a distribuição do manual impresso para todos os candidatos.

Desse total, 5,2 milhões de candidatos foram liberados do pagamento da taxa de inscrição de R$ 35, o que representa 73,1 % dos inscritos, informou o ministério.


FONTE: Blog do ENEM

Nenhum comentário: