terça-feira, 19 de maio de 2015

Você sabe a diferença entre ZIKA, CHIKUNGUNYA e DENGUE?

Muitos médicos e demais profissionais da saúde ainda se confundem com as diferenças dos sintomas dos vírus. A transmissão das três doenças ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti.(o mesmo que transmite a dengue) e os vírus são clinicamente muito parecidos.
SINTOMAS:

- ZIKA:
Febre, diarreia, dores e manchas no corpo, prurido (coceira) mais intensa na pele acompanhada de conjuntivite, dor de cabeça constante, dor nas articulações, especialmente nas mãos e pés, Cansaço excessivo, Dor na barriga, náuseas, diarreia ou prisão de ventre.
- CHIKUNGUNYA:
Início súbito de intensa artralgia e febre acima dos 39 graus, dor de cabeça leve, dor muscular, cansaço, dor de garganta e dor abdominal. O vírus causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor nas articulações,especialmente dos pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos, dor nas articulações chega a ser tão forte que impede os movimentos e pode perdurar por meses depois que a febre vai embora. As dores articulares costumam surgir nas primeiras 48 horas e acometem cerca de 90% dos pacientes com febre chicungunha.
- DENGUE:
Dores de cabeça, dor por trás dos olhos, febre alta, tonturas e dores das articulações, além de sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes. É a mais perigosa e pode levar até a óbito, se nao diagnosticada e tratada.

DIAGNÓSTICO

Uma avaliação clínica cuidadosa e do resultado de alguns exames laboratoriais. O resultado do exame sorológico, tem segurança de 100% (diferentemente do teste rápido), as amostras de sangue para análise devem ser enviadas para os laboratórios de referência nacional e é apresentado em cinco dias.

TRATAMENTO

Como nas outras viroses, o tratamento visa o alívio dos sintomas com analgésicos, anti-inflamatórios não-esteroides e antitérmicos que não contenham ácido acetilsalícico. É muito importante manter o paciente bem hidratado e procurar um médico. Quando a febre desaparece, mas a dor nas articulações persiste, podem ser introduzidos medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia.

PREVENÇÃO

Não existe vacina contra esses vírus. A prevenção consiste em adotar medidas simples no próprio domicílio e arredores que ajudem a combater a proliferação do mosquito transmissor da doença. A CHIKUNGUNYA e ZIKA a sintomatologia é mais branda do que a Dengue.

FONTE: Dermonew

Nenhum comentário: