quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Escolha da profissão? Tome Cuidado. Veja a lista das 10 piores! Artes, Design, História e Filosofia estão em baixa!

Se você está em dúvida sobre qual profissão escolher, leia esse post atentamente e confira a lista com as dez profissões com menor remuneração e chances de emprego!
Engenheiros estão em alta no mundo inteiro. Ganham tanto ou até mais que médicos ou advogados. Mas, na outra ponta da fila, a revista norte-americana Forbes apontou as dez carreiras em baixa no mercado mundial.

Se o seu sonho é conseguir logo um emprego ou ficar rico com sua profissão, a revista recomenda que você fuja dos cursos de Antropologia, Artes, Música, Design, Filosofia, Teologia, História, Literatura e Música.

A revista pesquisou as chances de emprego e o valor dos salários tanto para os jovens recém-formados nestas dez carreiras, na faixa dos 22 e 26 anos, quanto para os profissionais mais experientes, na faixa de 30 e 54 anos.

De fato, na média, as profissões da lista não têm salário nas alturas e as vagas no mercado de trabalho são muito poucas. Mas será que a revista está mesmo certa?

No mundo das Artes, por exemplo, existem diversos exemplos de sucesso. Pablo Picasso estudou artes e virou um dos mestres da pintura contemporânea. Ficou podre de rico vendendo quadros, como Salvador Dali também.

A artista plástica brasileira Adriana Varejão ganha centenas de milhares de dólares com as suas esculturas e instalações contemporâneas ao ar livre em todo mundo. Pensou em desistir de Filosofia, História ou Teologia?

Pois olhe que pode até ser uma boa insistir em uma profissão nessas áreas. Quanto não ganham por mês os conferencistas da área que seduzem auditórios no Brasil inteiro? Só o professor Sérgio Cortella, filósofo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e com formação em história e teologia faz uma dúzia de palestras por mês. Não cobra menos de cinco a dez mil reais para sair de casa.

E a profissão de músico, então? É claro que muita gente fica pelo caminho, mas quem passa na peneira do gosto popular ou mesmo na música erudita tem chances de ganhar muito bem.

E aí, você já começou a gostar das profissões que a revista condenou?

A gente sabe que nem só de dinheiro vive o homem. É preciso ser feliz na profissão também.  O sucesso financeiro é sempre possível em todas as profissões, e só depende de você. A dica é esta: Acredite em você.

Mande bem no Enem. Corra atrás dos seus sonhos. Mas não se esqueça do lado prático da vida também, garantindo o din-din para dar conta de suas contas. Veja a lista Forbes com as dez profissões com menor remuneração e chances de emprego:

1- Artes relacionadas a vídeo e fotografia
2- Artes plásticas
3- Filosofia e teologia
4- Artes
5- Música
6- Educação física
7- Design gráfico
8- História
9- Literatura e letras
10- Antropologia e Arqueologia

FONTE: Blog do ENEM

Nenhum comentário: