sábado, 29 de junho de 2013

Detran da Paraíba é pioneiro em novo sistema de identificação

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran) será o primeiro a controlar a frequência dos alunos nos Centros de Formação de Condutores por meio do reconhecimento facial. Nesta sexta-feira (28), o superintendente do órgão, Rodrigo Carvalho, apresentou o equipamento que deve ser instalado nos Centros, dentro de 30 dias, cumprindo portaria publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (28).


O sistema vai reforçar a segurança na identificação dos candidatos que, desde de janeiro deste ano, é feita pela biometria (impressão digital), nos 64 Centros de Formação em funcionamento, em todo o Estado.


O cadastro biométrico dos alunos será realizado no primeiro dia de aula. A identificação facial será feita por uma “webcam”, para captura da fotografia e pelo “finger”, que é o equipamento que captura a impressão digital dos 10 dedos.

A frequência será controlada com a captura da imagem do rosto do aluno e da digital, no início e ao final de cada aula, permitindo a segurança na identificação dos alunos e o controle da frequência.

Segundo Rodrigo Carvalho, a implantação do sistema de reconhecimento facial, complementando a identificação pela biometria, é uma ferramenta importante no combate às irregularidades no setor.

Ao controlar a frequência dos alunos, o Detran assegura o cumprimento da carga horária exigida pelas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito que é de, no mínimo, 45 aulas teóricas e 20 aulas práticas para os candidatos à primeira carteira nacional de habilitação. Mas vai controlar também a frequência dos alunos nos cursos de reciclagem, direção defensiva, primeiros socorros e cursos de capacitação para motofretistas e mototaxistas, garantindo a melhor formação dos motoristas paraibanos”.

Além dos sistemas de biometria e de reconhecimento facial, o aluno assina um certificado atestando que recebeu do Centro de Formação de Condutores o número de aulas exigido pela legislação. Em um segundo momento, também serão implantadas câmeras nas salas de aula para acompanhamento da frequência.

O superintendente do Detran também anunciou que foi prorrogado, para 31 de dezembro, o prazo para a obrigatoriedade da implantação do simulador de direção veicular nos Centros de Formação de Condutores, anteriormente determinado para 1º de julho de 2013.

FONTE: Paraíba Já

Nenhum comentário: