A cena é comum: Você está vendo um jogo da Copa do Mundo e uma das equipes faz gol. O seu vizinho festeja o chute do Neymar pouco tempo antes de você, que só comemora o resultado do Brasil depois. Por que isso acontece? Talvez a televisão que você esteja utilizando seja diferente da outra pessoa. Vamos tentar explicar por que algumas TVs mostram lances de futebol antes de outras. Confira:
TVs digitais têm um lag maior do que TVs analógicas
A televisão tradicional mais antiga possui uma tecnologia analógica, através de transmissão de ondas de rádio, recebidas pelo seu sinal aberto. Esse tipo transmissão remonta ao tempo dos primeiros rádios.
A tecnologia foi testada em meados do século 19, mas só se transformou em meio de comunicação no ano de 1920, utilizada massivamente em países como Estados Unidos e Inglaterra – embora o recurso já tenha sido utilizado em nosso país em 1900 pelo padre Roberto Landell de Moura.
As antenas transmissoras e receptoras de sinais de rádio começaram a ser substituídas pela transmissão de satélite, principalmente em programas especiais e na TV a cabo, e os meios de comunicação evoluíram de vez com a digitalização.
Os televisores digitais (DTV) foram popularizados no Brasil em meados dos anos 2000. Eles trouxeram imagens mais nítidas e maior qualidade sonora dos programas exibidos em sinais abertos. Mas um problema surgiu: Se você colocar uma TV digital do lado de uma TV analógica, um gol do Brasil aparecerá cerca de dois segundos antes neste último modelo. Ou seja, as analógicas são “mais rápidas”.
Por que isso acontece?
Quando a transmissão ocorre de uma antena para outra, diretamente para a TV da sua casa, ela usa camadas de frequência de rádio que já são compartilhadas por outros meios de comunicação. Para você ter uma ideia, essas camadas são compartilhadas com rádios AM e FM e todas as ondas de rádio são comprimidas. Por isso, a transmissão é direta.
Uma TV digital recebe o sinal e precisa ainda convertê-lo em dados digitais para gerar melhor imagem e som. Resultado? Ele precisa decodificar os dados nestes dois segundos de delay. Por este motivo, o gol do Neymar sairá em uma televisão mais antiga.
Há opções para não perder o gol em outra televisão comparada uma TV analógica?
Infelizmente, não. Se você tiver uma TV por satélite, a demora pode ocorrer pela posição dele no espaço, enquanto participa do movimento de orbitação da Terra. O delay pode ser entre 900 milionésimos de segundo ou até 22 mil milionésimos. Tudo depende da posição do equipamento ao redor do nosso planeta.
Se você optar por assistir ao jogo on line, a sua conexão de Internet pode criar um delay maior do que dois segundos. A média de velocidade da banda larga no Brasil é de 2 Mbps. O computador em que você assiste ao jogo também é digital – e precisa, portanto, decodificar todos os dados que chegam até ele.
A probabilidade maior, ao assistir futebol ao vivo na Internet, é que você tenha um atraso de pelo menos entre 30 e 90 segundos, ou seja, de meio minuto até um minuto e meio. Isso sem cair a conexão ou passar por alguma instabilidade.
Há opções para acompanhar o gol antes da minha TV digital?
Para evitar saber o gol depois dos seus vizinhos, a melhor solução é pegar seu velho radinho de pilha e sintonizar em uma emissora FM, de ondas curtas, com boa qualidade de som. O locutor esportivo do rádio muito provavelmente vai narrar o gol no mesmo tempo de uma televisão analógica.
Outra opção, menos prática, seria ajustar o tempo do seu computador ou do seu relógio alguns minutos adiantado. Assim você saberá, exatamente, em que hora foi marcado o gol do seu time favorito. Mas esta alternativa não soluciona o problema se outra pessoa próxima da sua casa gritar para comemorar a bola na rede antes de você.
FONTE: Tech Tudo
Nenhum comentário:
Postar um comentário