sábado, 28 de junho de 2014

É para esquecer! Confira os 10 motivos que fazem de 2014 um ano ruim para o Paraibano

Depois de quase seis meses de disputas, cheios de polêmicas e até com troca de comando na Federação Paraibana de Futebol (FPF), o Campeonato Paraibano de 2014 finalmente será encerrado amanhã no Estádio Amigão, em Campina Grande, com Campinense e Botafogo lutando pela hegemonia estadual.
Foi uma das mais longas e conturbadas edições da competição, que contou também com mortes e seguidos adiamentos de jogos. E para piorar acaba em meio à Copa do Mundo do Brasil.Teve de tudo. Desistência de clubes, falta de estádios para jogos e partidas adiadas por falta de ambulâncias, não marcação das linhas de gramados e mudanças constantes na tabela.

Outros incidentes provocaram duas mortes nos estádios e a queda de Rosilene Gomes da FPF. Confira dez acontecimentos mais marcantes (e graves) do Campeonato Paraibano de 2014 (do menos marcante ao mais marcante):

01 - CLUBES DE PATOS DESISTEM DO PARAIBANO

O Campeonato Paraibano, antes mesmo de ser iniciado, já foi marcado pela desistência de Nacional e Esporte de Patos, que alegaram falta de condições financeiras para participar da disputa. Isto provocou a primeira grande distorção da competição. Foram chamados para o lugar destes Queimadense e Sport Campina, que não tinham conseguido o acesso. O Sport Campina, inclusive, uma equipe que nunca venceu uma competição oficial em sua história.

02 - JOGADORES SE MACHUCAM EM CRATERA

O Estádio da Graça, em João Pessoa, demorou três rodadas até ser liberado para a realização de jogos da competição. Mas quando recebeu Santa Cruz-PB e Auto Esporte, o gramado se resumia a várias crateras, que acabou com cinco jogadores contundidos. A Graça acabaria sendo novamente interditada.

03 - DOIS CLUBES AMEAÇADOS PELO TAPETÃO

Mesmo depois que o Paraibano acabar, duas pendências ainda ficarão em aberto. São duas ações que pedem a perda de pontos e a eliminação de dois clubes de João Pessoa. Uma é movida por Queimadense, Sousa e Auto Esporte contra o CSP. O time pede o rebaixamento do Tigre por falhas nos contratos de todos os seus jogadores. Outra é movida pela Liga Queimadense, que apesar da semelhança do nome é uma outra entidade. Esta, uma liga amadora que quer o Rebaixamento do Auto Esporte alegando que o clube acionou a FPF na justiça comum antes de esgotadas todas as instâncias da justiça desportiva.

04 - CAI-CAI MARCA O FIM DA 1ª FASE

No jogo que finalizava a primeira fase do Campeonato Paraibano, entre Auto Esporte e CSP, o Tigre venceu por 2 a 0. Mas o jogo ficou marcado mesmo pela confusão em campo, com três expulsões para o Auto e um para o CSP. Depois disto, a comissão técnica do Alvirrubro mandou dois de seus jogadores cair em campo para forçar o final precoce do confronto.

05 - CHOQUE COM A SÉRIE C E COPA DO BRASIL

Com o atraso do Campeonato Paraibano, jogos da competição começaram a se chocar com a participação de Treze e Botafogo na Série C e na Copa do Brasil. Os dois times tiveram vários jogos adiados e criou uma série distorção, com clubes finalizando suas participações no campeonato antes do que outros.

06 - AUTO ATRASA QUATRO MESES DE SALÁRIOS

Com as diferentes pausas do campeonato, vários clubes tiveram problemas financeiros graves. O pior caso foi o do Auto Esporte, que chegou a atrasar quatro meses de salários (a matéria fala em três meses, mas o problema persistiu). As dívidas ainda não foram quitadas, mesmo depois da eliminação do clube pessoense.

07 - CAMPO SEM MARCAÇÃO ADIA JOGO

O jogo entre Santa Cruz-PB e Treze, mais uma vez no Estádio da Graça, foi adiado depois que as linhas do campo não foram marcadas adequadamente. Preocupados com mais este adiamento, a diretoria do Santa, o mandante, chegou a usar funcionários e jogadores do clube para realizar a pintura, mas o trabalho ficou mal feito. A partida não foi realizada.

08 - ROSILENE GOMES É AFASTADA

Em 3 de abril uma decisão da juíza Renata da Câmara afastou a então presidente Rosilene Gomes da Federação Paraibana de Futebol. Ela nomeou no lugar da ex-presidente uma Junta Administrativa composta por três nomes, sendo que dois deles ligados a Auto Esporte e Botafogo-PB. A decisão provocou a ira e a desconfiança de clubes como Treze, Campinense e CSP, que acusaram a "nova FPF" de favorecer os rivais de João Pessoa.

09 - MÉDICO MORRE EM JOGO DO PARAIBANO

Na partida entre Santa Cruz e Auto Esporte, mais uma vez realizado no Estádio da Graça, o médico convocado para ir ao jogo faltou. O mandante da partida, o Santa, conseguiu às pressas um “médico reserva” que pudesse ir ao jogo: Dorivaldo Pereira. Ele chegou ao campo com uma hora de atraso, sendo aplaudido pelo público, e o jogo finalmente pôde começar. Três minutos depois ele passou mal, teve uma embolia pulmonar e acabou morrendo no caminho do hospital. O jogo foi cancelado.

10 - TORCEDOR MORRE AO CAIR EM FOSSO

No dia 9 de março, no jogo entre Auto Esporte e Sousa, o torcedor automobilista Tibério Barreto caiu no fosso do Estádio Almeidão, no momento em que comemorava um gol de seu time do coração, que empatara a partida aos 46 minutos do 2º tempo, fazendo 1 a 1. Ele acabou morrendo poucas horas depois.

FONTE: GE Paraíba

Nenhum comentário: