quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Enem 2013: Veja dicas para administrar bem o tempo durante a prova

A prova do Enem 2013 é longa, com textos entre as questões e extremamente cansativa. Por isso, o candidato não deve apenas dominar o conteúdo cobrado, mas também saber administrar bem o tempo para conseguir resolver todas as questões e garantir uma melhor nota no exame.
Dica 1: Enem 2013 – Candidatos terão três minutos para cada questão - http://blogdoenem.com.br/enem-2013-tres-minutos-questao/

Pensando nisso, o jornal Zero Hora conversou com o consultor Fábio Mendes, especialista em formação de hábitos de estudo e autor de livros para os vestibulandos, que reuniu diversas dicas para você otimizar o seu tempo durante o Enem 2013 e não deixar nenhuma questão sem resposta. Leia esse post com atenção e descubra exatamente o que fazer para ter o relógio como seu aliado e não como seu inimigo no Enem 2013.

Simulados

A primeira dica para aprender a administrar o seu tempo durante o Enem 2013 é fazer simulados. Tente resolver edições anteriores do Enem (a partir de 2009, quando o exame passou a apresentar os mesmos moldes utilizados atualmente) usando o tempo real da prova, para sentir na pele antes do dia do exame a dificuldade de fazer um exame tão longo em tão pouco tempo.

Lembrando que, no primeiro dia de prova, o candidato terá 4h30min para resolver as questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo dia de prova, serão 5h30min para resolução das questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e também para escrever a Redação.

Não precisa se inscrever em nenhum simulado e sair de casa para treinar. Você pode fazer isso no conforto de sua residência, procurando simulados online ou imprimindo uma edição anterior do Enem. O importante é ficar de olho no relógio e resolver tudo dentro do mesmo intervalo de tempo que terá no dia do exame!

Dica 2: Enem 2013 – Parar de se concentrar por alguns minutos pode ajudar - http://blogdoenem.com.br/enem-2013-parar-concentrar/

LEIA PRIMEIRO AS QUESTÕES, DEPOIS O TEXTO

A segunda dica de Mendes é, durante o Enem 2013, ler primeiro as questões e depois o texto, assim, você já vai lê-lo com mais cuidado, procurando pelas respostas. Com as questões em mente, o candidato deve, primeiro, fazer uma leitura panorâmica do texto, apenas para obter uma ideia geral do que é abordado em cada parágrafo.

Como você já terá lido as perguntas, saberá quais partes são as principais do texto e estão relacionadas com a resposta. Por último, sublinhe as palavras-chave de cada parágrafo, para facilitar a consulta se você precisar retornar ao texto para responder alguma questão.

Dica 3: Enem 2013 – Cronograma de estudos para a última semana  - http://blogdoenem.com.br/enem-2013-cronograma-ultima-semana/

Redação

Para otimizar o seu tempo durante a redação, a melhor tática é elaborar um esquema do que você gostaria de escrever, ao invés de simplesmente começar um rascunho e passar a limpo. Faça uma lista com as ideias que você gostaria de abordar na redação e depois monte um esqueleto do texto, definindo o que vai ter na introdução, nos parágrafos de desenvolvimento e na conclusão. Assim, quando começar o rascunho, você já terá praticamente o texto definitivo.

“Os alunos perdem tempo, e a redação fica prejudicada no argumento, porque começam a organizar as ideias enquanto escrevem. Tem que primeiro organizar as ideias, com um esquema, e depois fazer a redação. Assim se ganha muito tempo também e muita qualidade no texto”, explica Fábio Mendes, autor de Vestibular e Enem 100%: Método de Estudo, Descanso e Lazer e A Formação de Hábito de Estudo  Teoria e Prática.

FONTE: Blog do ENEM

Nenhum comentário: