quinta-feira, 17 de outubro de 2013

ENEM 2013: Confira dicas super importantes para escrever uma boa redação

Nada de entrar em pânico. Sim, nós sabemos que só em ler a palavra “Redação” os seus batimentos cardíacos começam a se revoltar aí no seu peito, mas, calma. Respire fundo. Confira algumas dicas que separamos pra você não escorregar na Redação:
Nada de escrever receita de bolo, hino de futebol ou brincadeirinhas do tipo. Este ano o Exame Nacional do Ensino Médio vai ser mais rigoroso na correção da Redação. Ah, também não vale escrever poemas, a Redação deve ser escrita em prosa.

Dica 1: Redação do Enem 2013 – Dicas e aulas gratuitas para uma super nota – http://blogdoenem.com.br/redacao-do-enem-2013-dicas/
Você já deve estar cansado de saber, mas, precisa produzir um texto dissertativo argumentativo, ou seja, desenvolver o seu raciocínio em cima de uma tese. Aí sim, cabem citações de estatísticas, depoimentos, e dados que lhe ajudem na afirmação da sua ideia.

Dica 2: Redação Enem 2013 – Professores avaliam possíveis temas – http://blogdoenem.com.br/enem-2013-redacao-temas-2/
Se a sua letra for muito feia, muito mesmo, pode escrever em letra de forma, mas PRECISA SER LEGÍVEL TAMBÉM. Ah, nada de ser malandro e escrever o texto no meio do papel, deixando espaços vazios ao final de cada frase e já pulando pra próxima linha. Respeite as margens e os parágrafos. E quando uma palavra precisar ser separada para continuar na próxima linha, lembre-se de separar as sílabas bem certinho. Parece coisa de pré-escola, mas conta pontos.

Dica 3: Atualidades Enem: Fique atento e garanta uma boa nota no exame – http://blogdoenem.com.br/atualidades-enem/
Nada de preguiça, a Redação não pode ter menos de sete linhas e, logicamente, você não pode copiar o texto explicativo do tema ou o enunciado de outras questões da prova para preencher o espaço.

Cuidado com as vírgulas, as concordâncias e as crases! E não precisamos nem falar, né? Nada de escrever internetês no Enem! Cuide do “Por que”, “você” e outras palavras que costumamos abreviar na internet, mas que na Redação precisam ser escritas de maneira correta. O mesmo serve pra expressões regionais, escreva de forma neutra.

Fique atento! Quase 70 mil estudantes ganharam zero na redação do Enem em 2012, se ligue e faça parte da turma nota 1000 de 2013!!

FONTE: Blog do ENEM

Nenhum comentário: