quinta-feira, 11 de julho de 2013

Copa Paraíba 2013 vai ser profissional e só irá acontecer com no mínimo de 4 clubes

A Federação Paraibana de Futebol divulgou ontem, quarta-feira, dia 10, o edital de convocação para os clubes que quiserem se inscrever na Copa Paraíba 2013. As inscrições começam já nesta quarta e vão até 25 de julho.
E depois de toda a confusão com relação à competição do ano passado, quando o caso foi parar na justiça, a competição “ressurge” com várias mudanças. Pelas novas regras, a competição passa a ser profissional e serão aceitos todos os clubes profissionais filiados à CBF e FPF que estejam em dia com suas obrigações financeiras.

Outra novidade é que já no edital a Federação Paraibana de Futebol condiciona a realização da competição à inscrição mínima de quatro clubes participantes. Se isto não acontecer, a competição seria cancelada. Caso aconteça, a primeira reunião do Conselho Arbitral já ficou previamente marcada para o dia 31 de julho. Uma possível data para o início dos jogos ainda não foi divulgada.

Antes, a competição era Sub-21, podendo ter a participação de jogadores amadores; não tinha um número mínimo de participantes; e estava restrito apenas aos clubes de 1ª divisão e àqueles da 2ª divisão que conseguissem o acesso à elite do futebol local no mesmo ano da realização da Copa.

Tal como os outros anos, a competição, caso seja realizada, vai dar vaga na Copa do Brasil de 2014, desta vez sendo respeitadas todas as regras do Regulamento Geral de Competições da CBF.

Lições aprendidas após confusão

Em 2012, o campeão da Copa Paraíba foi o CSP, numa competição disputada por apenas três equipes. O time foi confirmado na Copa do Brasil, mas a poucos dias do início do campeonato da CBF o Sousa entrou com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva.

O clube invocava um artigo do Regulamento Especifico de Competição da Copa do Brasil, que dizia que as seletivas estaduais para a competição nacional só seriam válidas com a participação mínima de quatro clubes, para requerer a vaga que inicialmente era do CSP.

Os argumentos sousenses foram considerados válidos pelo STJD e o CSP foi retirado da competição, entrando em seu lugar o Sousa. Posteriormente, inclusive, CSP, FPF e a presidente Rosilene Gomes foram multados.

Na verdade, a competição, segundo o STJD, até pode ser realizada com menos de quatro clubes, mas neste caso ela não pode valer como seletiva para a Copa do Brasil. A FPF, contudo, já deixou claro que só a realiza com este número mínimo.

Caso a competição não seja realizada, quem herdaria a segunda vaga da Paraíba na Copa do Brasil seria o Treze, na condição de vice-campeão paraibano.

FONTE: Globoesporte.com/pb

Nenhum comentário: