sábado, 8 de junho de 2013

Abrabe fará campanha de alerta para consumo de álcool em excesso no São João da Paraíba

Uma campanha promovida pela Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) quer alertar para os riscos do consumo excessivo de álcool no período dos festejos juninos. A iniciativa foi lançada na Paraíba pelo presidente da entidade, José Augusto Rodrigues, e tem como foco central os jovens e adolescentes. 

A campanha terá início efetivamente na Paraíba no dia 17 de junho. Serão divulgadas propagandas em emissoras de rádio e serão colocados outdoors nas saída da capital em direção ao São João de Campina Grande. A  Abrabe também criou um espaço de interação em um canal de vídeos, onde serão publicadas dicas educativas.

Segundo Rodrigues, assim como em todos os períodos festivos, durante o São João aumenta o consumo de bebidas alcoólicas. “O problema não está na bebida, está no excesso”, afirmou o presidente da Abrabe.

De acordo com ele, a campanha da Abrabe surgiu da necessidade que a associação viu de mudar o comportamento da sociedade brasileira com relação à bebida em excesso e ao consumo feito por jovens e adolescentes.

Observamos que só com educação e conscientização poderíamos mudar alguma coisa e pensamos que tem ser o jovem e não o adulto para mudar essa situação”, destacou o presidente da Abrabe  Rodrigues explicou que a campanha que será realizada na Paraíba e também em Pernambuco faz parte das ações do Portal Sem Excesso, criado pela associação há três anos.

O portal é uma plataforma voltada para jovens, educadores e pais e tem o objetivo de dar orientações sobre o consumo de álcool. “Não sei se os pais estão aproveitando esse portal, o jovem eu sei que está. Educadores também estão usando em sala de aula, médicos estão usando também em consultas com pacientes", comemorou.

José Augusto também ressaltou que a participação dos pais é essencial para evitar que adolescentes comecem a beber, já que a maioria começa a beber dentro de casa. “O ponto principal da educação começa em casa, mas aí a gente ainda não atinge”, pontuou.

O presidente da Abrabe disse também que o próximo passo da associação é desenvolver formas de alertar crianças sobre o risco do álcool em excesso. “Queremos que desde os sete anos as crianças sejam conscientizadas e educadas sobre isso”.

FONTE: G1.globo.com/pb

Nenhum comentário: