quarta-feira, 15 de maio de 2013

Tem início hoje evento internacional de Neurocirurgia Pediátrica em João Pessoa

A Paraíba vai sediar a partir de hoje, dia 15 até o próximo sábado, dia 18 de maio, o X Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica, evento internacional que vai ser realizado no Centro de Convenções do Hotel Tambaú, em João Pessoa. Simultaneamente, ocorre o I Joint Meeting com a Sociedade Europeia, Japonesa, Mexicana e Peruana de Neurocirurgia Pediátrica, além do I Congresso Norte Nordeste de Neurologia Pediátrica.

Como convidado especial, o Congresso vai contar com a presença de Benjamin Carson, atual diretor do Departamento de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital Johns Hopkins, em Maryland (Estados Unidos). A história inspirou o filme “Mãos Talentosas”, com Cuba Gooding Jr., retratando como um negro discriminado na escola e pela sociedade torna-se um dos mais conceituados cirurgiões do mundo. Considerado uma lenda viva, ele foi premiado com a Medalha Presidencial da Liberdade em 2008 por George W. Bush, ex-presidente dos EUA. O evento também conta com a participação de Martina Messing (Alemanha), Maurice Choux (França), Luca Massimi (Itália) entre outros.

A programação científica vai ser composta por dois Cursos pré-congresso (Cranioestenose e Endoscopia), palestras e conferências além de uma programação social iniciando com a solenidade de abertura onde teremos como palestrante o neurocirurgião mundialmente conhecido Ben Carson (EUA), passeio a Praia de Jacaré (Por-do-sol), Festa de confraternização, além de apresentações culturais nos intervalos”, destacou o presidente do Congresso, Christian Diniz.

O evento é destinado a médicos, neurocirurgiões, neurologistas, pediatras, médicos residentes, estudantes de graduação em Medicina e áreas correlatas, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Psicopedagogia. “O Congresso será, mais uma vez, o momento de troca de experiências e confraternização da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica (SBNPed)”, completou Christian.

De acordo com o diretor do Hospital Infantil Arlinda Marques, Cláudio Regis, a melhoria da qualidade da assistência hoje está intimamente ligada à produção científica, pesquisas, e protocolos que são a base para essa melhoria assistencial. “Esse Congresso será um acontecimento científico de grande magnitude”, disse o diretor.

Cláudio Regis explicou que o perfil que o Governo do Estado traça para o Hospital Arlinda Marques, hoje referência no Estado para a neurocirurgia, é o da alta complexidade, “embora hoje o Hospital encontre-se ainda dentro de um contexto de prestar a assistência de baixa complexidade”, completou.

Para o diretor do Hospital Arlinda Marques, o Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica vai chamar atenção dos gestores para que a rede de assistência em pediatria seja construída e fortalecida, permitindo que o Arlinda Marques continue e amplie ainda mais a assistência de alta complexidade como vem fazendo na assistência em cirurgia cardíaca e neurocirurgia. “Estamos sendo contemplados pelo esforço de estruturar essa assistência, receberemos autoridades científicas internacionais e essa troca de experiências, com certeza, nos enriquecerá e nos estimulará a produzir ainda mais do que temos produzido”, finalizou Cláudio Regis.

FONTE: Paraiba.com.br

Nenhum comentário: