quinta-feira, 30 de maio de 2013

Saúde: Dicas para manter o seu Cérebro Jovem!

Alzheimer e Parkinson são as doenças mais temidas quando falamos de cérebro. Essas doenças acontecem por causa da deterioração grave de nossa massa cinzenta e assusta muitas pessoas. Além dessas doenças, sofremos com a deterioração do nosso cérebro quando envelhecemos, perdendo a memória e nossa capacidade de aprendizado e comunicação. O problema é que pouco se fala da saúde do cérebro e de como ele envelhece.
 
Assim como nosso corpo, o nosso cérebro pode envelhecer bem ou mal. Para mantermos nosso cérebro jovem e afiado, precisamos cuidar da saúde dele com exercícios e bons hábitos. Inclua alguns desses hábitos em sua vida e perceba como seu cérebro estará sempre afiado, jovem, rápido e adaptável não importa sua idade.

Exercícios aeróbicos são bons para manter o corpo e a mente jovem.  Trinta minutos por dia de caminhada, corrida, natação, bicicleta ajudam a manter a saúde do organismo como um todo. A alimentação também é tão importante quanto o exercício. Uma dieta bem balanceada, com fibras, gorduras e proteínas ajuda a manter a saúde do cérebro.

Isso porque fibras, proteínas e gordura são digeridas em ritmo mais lento garantindo um fluxo constante de energia para o cérebro. Carboidratos e açúcares são digeridas muito rapidamente causando picos de euforia seguidos de momentos de preguiça e lentidão.

Outro bom hábito para seu cérebro é uma tradição brasileira: O café nosso de todo dia. Tomar café diariamente não só ajuda a acordar o cérebro como diminui as chances de se desenvolver Alzheimer de 30 a 60%. Então, nada de parar com o café. Diminuir pode, mas lembre-se de dar ao seu cérebro a dose diária que ele precisa para não adoecer no futuro.

O sono é um dos elementos mais importantes para a saúde do seu cérebro. Quem diz que dormir é perda de tempo não sabe que é enquanto dormimos que nossas memórias são analisadas e nossos neurônios são desbloqueados. Sem o sono, não conseguimos absorver novas memórias e aprender coisas novas.

E, por último, é importante construir o relaxamento ativo. Pratique hobbies calmos e relaxantes para combater o estresse. O hipocampo ajuda na formação de memórias, mas é muito danificado pelo o estresse, o relaxamento ativo evita que sua mente fique estressada.

FONTE: Ligados na net

Nenhum comentário: