sábado, 10 de maio de 2014

Redação Enem: Entenda todas as características de um texto dissertativo-argumentativo.

Como explica o manual da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o formato da prova de redação é a dissertação-argumentativa. Esse gênero textual exige que o estudante construa e defenda seu ponto de vista, proponha uma tese inicial e apresente argumentos que comprovem o seu principal ponto de vista.
Ficou difícil de entender? Sem problemas, a gente descomplica. Veja a seguir como construir um bom texto dissertativo-argumentativo e conquiste um ótimo resultado na redação do Enem.

O primeiro passo para uma redação nota 1000

Primeiramente, leia o tema e os textos motivadores. Esse será o seu grande ponto de partida para escrever uma boa dissertação e obter sucesso na pontuação do Enem. Uma leitura atenta vai evitar que você cometa um dos erros mais comuns dos estudantes: fugir do tema. Razão pela qual muitas redações ganham nota zero.

Você deve estar se perguntando: como garantir que eu entendi o tema proposto? Para começar, elabore perguntas sobre o assunto. Faça uma espécie de questionário e reflita sobre os pontos levantados. Isso vai facilitar a percepção de como o tema deverá ser desenvolvido.

Em geral, o Enem propõe como tema um problema, que exige solução. Por isso essa estratégia é bastante eficiente.  Então, foque primeiro no problema, depois em suas causas e, finalmente, nas possíveis soluções. Responda as seguintes questões:

1. Qual o problema?
2. Por que se trata de um problema?
3. Quais as causas para tal problema?
4. Há alguma solução?
5. Como e por que colocar tal solução em prática?
6. Como essa proposta pode, de fato, resolver o problema?

Todas essas perguntas fazem parte do que chamamos de brainstorming. Uma vez respondidas essas questões, elabore um projeto de texto e defina com mais detalhes a tese a ser defendida.

A partir desse ponto, você já tem uma base de como começar a escrever. Agora você já tem os instrumentos necessários para criar sua tese, ou seja, o que será defendido ao longo dos parágrafos de sua dissertação para o Enem. Anote suas ideias em uma folha de rascunho. Tome cuidado para escolher uma tese que você conheça profundamente e possa defender com desenvoltura.

A partir dessa fase, você começa a colocar “a mão na massa”. Seu principal foco deve ser o conteúdo, e não tanto a gramática e ortografia. Então, dê mais importância para a organização de seus argumentos. Suas ideias devem fazer sentido. Apresente seus argumentos de forma harmoniosa para que a leitura do texto seja fluida, ou seja, fácil de ler e de compreender.

A coerência e a organização vão valorizar cada ponto de seus argumentos. Quanto mais fácil for para o corretor entender seu texto, maiores as chances de garantir uma boa nota.

Componentes de uma dissertação-argumentativa

Introdução

A introdução equivale ao primeiro parágrafo. Nessa parte você fará a apresentação do problema e de suas principais abordagens. Sua tese principal também deve estar aqui. Os argumentos que vão explicar e defender seu ponto de vista estarão nos parágrafos seguintes. Dessa forma, você irá direcionar o olhar do leitor para seguir sua linha de raciocínio.

Desenvolvimento

Os dois ou três parágrafos depois da introdução compõem o desenvolvimento. É a partir do segundo parágrafo que você vai defender a tese apresentada na introdução. Cada parágrafo do desenvolvimento deve apresentar argumentos que sustentem as afirmações anteriores. Dessa forma, será possível analisar de forma profunda e contextualizar sua ideia principal.

Conclusão

No parágrafo final da dissertação, você deve retomar o que apresentou na introdução, de modo a reforçar o problema discutido até aqui. A diferença é que na conclusão, você apresentará soluções sobre as questões levantadas anteriormente.

As frases-chave de cada parágrafo também serão retomadas. Dessa forma, quando o leitor terminar a leitura, estará certo de que você propõe as melhores soluções possíveis para os problemas apresentados ao longo do texto.

Não se esqueça de revisar o texto

Esse é o momento de prestar atenção nos erros gramaticais, na ortografia e na pontuação. Uma dica importante: se você não está seguro sobre a grafia de uma palavra, substitua por um sinônimo. Caso não conheça uma palavra com um significado semelhante, mude a frase. O importante é não perder pontos à toa!

Veja se não há nenhuma frase solta ou fora do contexto. Esteja atento se os parágrafos seguem uma sequência lógica e se estão de acordo com a sua tese principal. Completada essa etapa, agora é o momento de passar o texto a limpo e de, finalmente, entregar sua redação.

Mas antes de copiar o texto da folha de rascunho, veja se você cumpriu com o número mínimo de linhas ou se não ultrapassou o limite máximo. Preste atenção nas margens que limitam a folha e faça um esforço para que a sua letra seja a mais clara possível.

Gostou das sugestões? Tenho certeza de que a partir de agora você terá muito mais facilidade em escrever sua Redação do Enem e garantir a nota 1000. Boa sorte!

FONTE: Blog do ENEM

Nenhum comentário: