Mais três músicas garantem hoje, em Sousa, uma vaga na final do 26º Forró Fest. E na festa que celebra a tradição nordestina, além dos competidores, as bandas Sirano & Sirino e Forró 3 Desejos, e a cantora Eliane, se apresentam no palco montado na Praça da Matriz.
A 2ª eliminatória trará mais 12 performances, de duplas e músicos solo. As músicas selecionadas hoje farão parte da última etapa, que acontece em Campina Grande, em pleno Maior São João do Mundo.
A presença da 'Rainha do Forró' é uma das mais esperadas da noite. Eliane canta ao som das sanfonas há 30 anos e é um ícone entre os forrozeiros e forrozeiras do país. A artista já foi indicada três vezes ao Prêmio Sharp na categoria regional. Entre os seus grande hits estão 'Amor ou Paixão', 'Brilho da Lua' e 'Meu Nego'.
Sobre a noite de hoje, o gerente de Marketing da Rede Paraíba, Láuriston Pinheiro, faz um apanhado sobre a etapa de Cabedelo e cria expectativas. “Pelo nível das músicas selecionadas, e pelo o que já foi visto na eliminatória de Cabedelo, o Forró Fest em Sousa vai dar um espetáculo à altura das tradições culturais do Sertão”, disse.
Sucesso desde a década de 1980, Sirano & Sirino já gravou mais de 20 álbuns em estúdio. O baião e o forrobodó da dupla conterrânea de Eliane fez com que conquistassem dois discos de ouro.
O Forró Fest terá mais três etapas. No dia 17 de maio, no Conde; dia 24 de maio, em Itabaiana, e dia 7 de junho, na Rainha da Borborema. Em cada eliminatória, três artistas de cada cidade são escolhidos, para totalizar na grande final doze nomes que representem melhor o forró.
Outros clássicos do estilo e artistas mais recentes estão confirmados para os próximos dias do festival. A banda Magnífica, o Forró da Curtição, Cezzinha, Capilé e ainda a paraibana de destaque no The Voice Brasil, Lucy Alves, levam aos palcos o tradicional e o estilizado.
Três músicas foram classificadas para a última etapa, semana passada, em Cabedelo: ‘No céu também tem forró', de Jairo Madruga e Fábio Smith; ‘Mei de Festa’, de Ismênia Tereza, cantada na voz de André Torres; e ‘A invenção do baião’, de Aldo Marques.
Em 2013, o Forró Fest celebrou a sua 25ª edição. A final em Campina Grande revelou Arimateia Piauí como o vencedor da edição, que com sua performance da música 'A lição da sanfona de Gonzaga' conseguiu se destacar entre os doze finalistas. O músico já havia entrado no pódio do festival em 2002, quando conquistou o terceiro lugar. Já em 2010, Arimateia ficou na segunda colocação.
Como todos os anos, os jurados prestam homenagens a grandes artistas da tradição do forró com o Troféu Asa Branca, que já honrou músicos como Sivuca, Jackson do Pandeiro e Amazan. A equipe do festival estima que mais de 300 músicas foram inscritas para esta edição. O Forró Fest é promovido pelas TVs Cabo Branco e Paraíba desde 1988.
CONFIRA AS MÚSICAS DA 2ª ELIMINATÓRIA:
‘Prece de Um Retirante’ (Adilson Medeiros)
‘Foi Dominguinhos que chegou’ (Antônio Lisboa de Medeiros Lucena)
‘Poeta Matutino’ (Edney Marçal)
‘Um Grande Amor no Sertão (Ivando Andrade do Monte)
‘Pedido de Caboclo’ (Izildo Manoel Lucena da Silva)
‘Forróbol’ (João André)
‘Minha Terra é Meu Lar’ (Judman Dias / Vava Dias)
‘Ser Nordestino é Ter Poder’ (Juscelino Charles Jeronimo Modesto)
‘Sos Sertão’ (Lucas Araújo)
‘Amor À Minha Terra’ (Luzinaldo André de Oliveira)
‘Herdeiro do Baião’ (Salvio Emanuel Moreira Ribeiro)
‘Eita Tempo Bom’ (Sebastião Geovani Terto de Holanda)
FONTE: Jornal da Paraiba
Nenhum comentário:
Postar um comentário