quinta-feira, 13 de março de 2014

Número de acidentes de trânsito na Paraíba é alarmante. Cajazeiras registra um acidente de moto por dia em 2014. Confira!

O número de acidentes de trânsito na Paraíba é alarmante. Diariamente vidas e sonhos são destruídos entre ferragens, latarias e vidros estilhaçados por alguma imprudência na direção. Apenas em janeiro e fevereiro de 2014 foram registrados 1.138 acidentes, sendo que 67% deles ocorreram na Grande João Pessoa.
Na região metropolitana do Estado, o carro é quem aparece no topo da lista com 553 casos, o que equivale 72,47%. Os acidentes que ocorreram com motos têm maior incidência no Sertão paraibano, somente no município de Cajazeiras foram registrados nesses dois meses, 62 acidentes com motocicletas, e apenas 24 ocorrências envolvendo carros.

Os dados são de um relatório do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) fornecido ao Blog do Gordinho nesta terça-feira (11), referentes aos acidentes registrados apenas pela Polícia Militar e representam uma média de 19,3 acidentes por dia em todo o estado.

De acordo com comandante do BPTran, tenente-coronel Almeida Martins, o ano de 2014 começou com uma redução no número de acidentes. Em comparação com 2013, foi registrado uma queda de 5% em média.

“Apesar do trânsito estar apresentando um maior número de carros nas vias, o paraibano está mais atento, mas isso não é motivo para se acomodar e sim de compartilhar com os outros condutores que ainda insistem em desobedecer às leis e colocar em risco a vida de outras pessoas”, disse.

O superintendente adjunto da Semob, Roberto Pinto, contestou os dados apresentados pela BPTran em relação a Grande João Pessoa, mas não desmereceu a informação do órgão de policiamento. Ele disse, que talvez esse percentual de maior proporção deve ocorrer por a BPTran tem maior efetivo atuando nas regiões metropolitanas do Estado, como é o caso da capital.

No entanto, Roberto Pinto afirmou que o número de acidentes de trânsito ocorridos em João Pessoa tem aumentado. “A frota de carros na capital tem crescido e com ela, também aumenta o número de acidentes, mas felizmente a maioria dos casos são  acidentes de pequenas proporções, sem vitimas, e apenas com danos materiais”.

Para tentar reduzir esses números, o superintendente disse que a Semob tem otimizado a fiscalização através dos agentes de trânsito, campanhas educativas com a “Eu quero paz no trânsito”, além de um trabalho educativo na tentativa de evitar o excesso de velocidade deflagrando diversas ações.

FONTE: Folha do Sertão

Nenhum comentário: