sexta-feira, 14 de março de 2014

Federação divulga tabela e 2ª fase do Paraibano tem choques com a Série C

A Federação Paraibana de Futebol (FPF) divulgou na tarde de ontem, quinta-feira (13) a tabela da segunda fase do Campeonato Paraibano, que terá início na próxima quarta-feira e vai até 11 de maio. O detalhe é que a FPF considerou a participação de Treze e Botafogo na primeira fase da Copa do Brasil e previamente reprogramou três jogos da competição, mas desconsiderou as partidas que os dois clubes farão na Série C do Brasileirão.
No caso mais curioso, a entidade previu para o dia 27 de abril um confronto entre Botafogo e Treze, pela 12ª rodada da segunda fase do estadual. O detalhe é que os dois times já se enfrentarão no mesmo dia pela estreia de ambos na Série C do Brasileirão.

Uma outra questão é que a tabela é bem diferente da alardeada pelo presidente botafoguense Nelson Lira, que foi à imprensa na segunda-feira para dizer que jogaria as duas primeiras partidas em casa: primeiro contra o Santa Cruz de Santa Rita ou a Queimadense (dependendo de quem não seja rebaixado) e depois contra o Campinense.

A realidade, contudo, é bem diferente. O Belo estreia fora de casa contra o Atlético de Cajazeiras e depois faz mais três jogos como visitante (sendo um deles no Almeidão, mas com mando do CSP). Só jogaria em casa como mandante na quinta rodada, mas foi justamente este o jogo adiado por causa da Copa do Brasil. Pelo Paraibano, portanto, só será mandante na sexta rodada.

O outro estreante do Paraibano 2014, o Treze, tem uma tabela que em tese é menos conturbada que a do Belo. Estreia fora de casa contra o CSP e já na segunda rodada tem seu primeiro jogo diante de sua torcida. Será contra Queimadense ou Santa Cruz-PB, no Estádio Presidente Vargas, em Campina Grande. Até o sétimo jogo, esta realidade será mantida, sempre com a alternância de jogos fora e em casa.

A segunda fase do campeonato tem ainda mais uma curiosidade. O Campinense vai enfrentar três clássicos seguidos, entre a sexta e a oitava rodada. A Raposa pega o Treze em 6 de abril, depois vai a João Pessoa enfrentar o Botafogo no dia 10 e logo na sequência, no dia 13,  terá outro Clássico dos Maiorais pela frente. A sexta e a oitava rodadas, por sinal, são as dos clássicos: Botauto, Maiorais e Atlético x Sousa.

Choque entre Paraibano e Série C

Com relação à Série C, prevista para ser iniciada no dia 27 de abril (a tabela já foi publicada, mas está subjudice), nada menos do que cinco jogos de Treze e Botafogo no Paraibano sofrem choque com duelos na competição nacional. Além do confronto direto no dia 27, cada um dos dois clubes tem outros dois choques. 

No dia 4 de maio, o Botafogo tem jogo contra o Sousa pelo Paraibano e contra o Betim pela Série C; enquanto que o Treze tem jogo contra o Atlético pelo Paraibano e contra o ASA na Série C. Já no dia 11, o Belo tem jogos com Atlético e Salgueiro; enquanto que o Galo tem com CSP e Cuiabá.

Confira a primeira rodada, que acontece no dia 19 de março:

CSP x Treze (Estádio Almeidão, às 20h30)
Campinense x Auto Esporte (Estádio Amigão, às 20h30)
Atlético x Botafogo (Estádio Perpetão, às 20h30)
Santa Cruz ou Queimadense x Sousa (a definir)

FONTE: GE Paraíba

Nenhum comentário: