O Ministério da Saúde liberou um repasse de R$ 7,8 milhões para reforço no combate à dengue na Paraíba. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (20) e beneficia as 223 cidades do estado. No total, foram liberados mais de R$ 363 milhões para todos os estados do país.
A portaria com a liberação de recursos foi assinada pelo ministro Alexandre Padilha na terça-feira (19) durante a divulgação do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa). Segundo o Ministério, a Paraíba tem 34 municípios em situação de risco para novos casos de dengue e lidera o ranking na região Nordeste. No Brasil inteiro 157 municípios estão na mesma situação.
A cidade de Desterro, no Sertão, foi a que apresentou o maior índice de risco no estado, segundo o levantamento, com 16,6. O Ministério da Saúde apontou ainda que 63 cidades da Paraíba estão em situação de alerta para a dengue.
De acordo com o Ministério, o montante adicional significa um acréscimo de 110% em relação ao que foi transferido em 2012 e contempla todos os municípios do país. Em contrapartida, as cidades precisam cumprir metas como assegurar a quantidade adequada de agentes de controle de endemias, garantir a cobertura das visitas domiciliares e também realizar o LIRAa.
Conforme o levantamento divulgado na terça-feira, entre 2010 e 2013 os casos de dengue notificados na Paraíba passaram de 5.833 para 13.050. Os números de morte também subiram de cinco para 14 casos.
FONTE: G1 Paraíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário