quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Federação confirma que Nacional e Esporte, ambos de Patos, estão fora do Paraibano 2014

Agora é oficial: Esporte e Nacional não vão disputar o Campeonato Paraibano de 2014. Representantes dos clubes de Patos foram à Federação Paraibana de Futebol (FPF) na noite desta terça-feira e entregaram documentação oficial declarando desistência da competição.
Com a decisão, se os clubes quiserem voltar a disputar o Estadual em outro ano terão que conseguir o acesso através da 2ª divisão. Com a desistência de Esporte e Nacional, a Federação deve divulgar nesta quarta-feira a tabela da competição com apenas oito clubes.

E, pelo menos, por enquanto, mantém-se a regra de que dois (desses oito) serão rebaixados. Mas isso ainda pode mudar, já que, de acordo com o Estatuto do Torcedor, a tabela e o regulamento ainda podem sofrer ajustes nos 15 dias seguintes à sua divulgação.

 Assim, caso os oito clubes participantes (Atlético de Cajazeiras, Auto Esporte, Botafogo-PB, Campinense, CSP, Santa Cruz de Santa Rita, Sousa e Treze) cheguem a um consenso e aceitem por unanimidade, então é possível que a competição aconteça sem rebaixamento (Esporte e Nacional contariam como sendo os dois rebaixados de 2014).

Isso, na prática, já é o que acontece de fato. Afinal, Esporte e Nacional já estão descartados da 1ª divisão do ano que vem e, se quiserem voltar a disputar a elite do futebol paraibano, terão que tentar o acesso através da 2ª divisão.

Outra possibilidade a ser ventilada nos próximos dias é a de Queimadense e Sport Campina, que disputaram a 2ª divisão deste ano, serem cotados para assumir as vagas deixadas por Esporte e Nacional. Em teoria, esses clubes podem requerer o direito de disputar a 1ª divisão, mas isso também teria que ser discutido e aceito entre os demais clubes.

Esporte e Nacional alegaram problemas financeiros para desistirem do Paraibano 2014. Como oficializaram a desistência ainda antes da divulgação da tabela, eles não sofrerão sansões por parte da Federação.

FONTE: GE Paraíba

Nenhum comentário: