quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Campeonato Paraibano 2014: Sem times de Patos, FPF divulga tabela mais 'folgada'

A Federação Paraibana de Futebol (FPF) divulgou na tarde desta quarta-feira a tabela do Campeonato Estadual de 2014. Com as desistências de Esporte e Nacional de Patos, o número de rodadas da primeira fase caiu de 14 para 10. Assim, o calendário ficou mais 'folgado', sem a necessidade de haver semanas com três jogos, como havia sido acordado no primeiro Conselho Arbitral.
Mas, mesmo com dois times a menos, o regulamento continua prevendo dois rebaixados ao final da primeira fase. Na tabela, considerada provisória pela Federação, constam apenas seis times disputando a primeira fase: Atlético de Cajazeiras, Auto Esporte, Campinense, CSP, Santa Cruz e Sousa (Botafogo-PB e Treze só entram na segunda fase).

A data de início foi mantida para o dia 5 de janeiro e o final da primeira fase foi antecipado para 6 de fevereiro. Na rodada de abetura, CSP e Santa Cruz se enfrentam em João Pessoa, o Campinense recebe o Sousa em Campina Grande e Atlético e Auto Esporte duelam em Cajazeiras. Mas os locais e horários das partidas ainda não foram divulgados.

De acordo com artigo 9º do Capítulo IV do regulamento, que fala sobre o sistema de disputa da competição, "serão rebaixados os dois clubes de pior índice técnico do primeiro turno". Assim, o risco de queda, teoricamente, aumenta para os clubes participantes.

E apenas os quatro primeiros colocados desta fase, se juntam a Botafogo e Treze na segunda, que, assim, vai contar também com apenas seis clubes. Os dois primeiros colocados de cada fase se enfrentam nas semifinais, que vão apontar os dois finalistas.

Mas isso ainda pode mudar. É que, segunda a assessoria da FPF, a partir de agora há um prazo de 15 dias dentro dos quais tabela e regulamento podem sofrer ajustes. E se houver consenso entre os clubes, pode-se optar por não haver rebaixados em 2014.
FONTE: GE Paraíba

Nenhum comentário: