quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Campeonato Paraibano 2014 começa 5 de janeiro e vai ter três rodadas por semana

O Campeonato Paraibano de 2014 vai começar no dia 5 de janeiro e vai ter rodadas nas terças, quintas e domingos. A definição aconteceu na tarde desta terça-feira, na sede da Federação Paraibana de Futebol, durante o Conselho Arbitral realizado justamente para definir as regras da competição estadual.
A decisão de realizar três rodadas por semana é fruto de um esforço coletivo para cumprir o calendário imposto pela CBF, que por causa da Copa do Mundo no Brasil quer que todos os campeonatos estaduais terminem em abril.

A reunião começou com o veto da maioria dos clubes para a ideia de Treze e de Botafogo, que queriam que o Campeonato Paraibano do ano que vem começasse ainda no fim de dezembro deste ano.

Como os dois clubes estão também na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil, ambos queriam esta antecipação para não ter tanto jogo de cada clube numa mesma semana.

Ficou acordado ainda que a primeira fase do Campeonato Paraibano, que não terá as participações de Treze e Botafogo, acaba no dia 9 de fevereiro. Já a final do Campeonato Paraibano ficou definida para o dia 13 de abril, a tempo de "liberar" os dois clubes para o início da Série C, que começa no dia 27.

O regulamento do Campeonato Paraibano é o mesmo do ano passado. Os oito clubes que não participam da Copa do Nordeste jogam a primeira fase em turno e returno. Os dois últimos colocados são rebaixados para a segunda divisão do ano seguinte.

Os dois primeiros colocados se classificam para as semifinais do campeonato já sabendo que no mata-mata jogarão com a vantagem do empate e decidindo o segundo jogo em casa. Na segunda fase, Treze e Botafogo se juntam aos seis clubes da primeira fase que não foram rebaixados. Mais uma vez tem jogos em turno e returno.

Os dois primeiros colocados desta segunda fase jogam as semifinais contra os dois primeiros da primeira fase. Podendo se classificar o terceiro ou o quarto colocados caso os primeiros da primeira fase voltarem a ficar nas primeiras colocação nesta segunda fase.

Desta forma, serão necessárias 32 datas para o término da competição. E a tradicional pausa de carnaval não vai mais acontecer no Paraibano de 2014.

Em janeiro, haverá rodadas nos dias 5, 8, 11, 14, 17, 19, 23, 26, 28 e 31. Em fevereiro, 2, 4, 7, 9 (fim da 1ª fase), 13, 16, 20, 23 e 26. Em março, 1º, 5, 7, 9, 13, 16, 20, 23, 27 (fim da 2ª fase) e 30 (jogos de ida da semifinal). Finalmente em abril, 3 (jogos de volta das semifinais), 6 (jogos de ida da final) e 13 (jogos de volta da final).

FONTE: GE Paraíba

Nenhum comentário: