quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Ranking da Fifa: Brasil sobe para oitavo. Confira o TOP 10!

A seleção brasileira subiu mais uma posição no ranking da Fifa e foi para o oitavo lugar, mas o destaque da lista de setembro, divulgada nesta quinta-feira, é a Argentina: o time de Lionel Messi saiu da quarta posição e desbancou a Alemanha na segunda colocação, atrás da Espanha.
O top 10 do ranking de setembro ficou assim: Espanha, Argentina, Alemanha, Itália, Colômbia, Bélgica, Uruguai, Brasil, Holanda e Croácia. Vale lembrar, que argentinos, italianos e holandeses (além da Seleção de Luiz Felipe Scolari) já estão classificados para a Copa do Mundo de 2014.

A Celeste, que corre risco de ir à repescagem da América do Sul contra a Jordânia, subiu cinco posições, passou o Brasil e entrou na lista dos dez primeiros. As outras seleões já garantidas em 2014 são Estados Unidos (19º), Japão (37º), Costa Rica (42º), Austrália (46º), Irã (52º) e Coreia do Sul (56º).

O ranking começou a ser feito pela Fifa em agosto de 1993, quando o Brasil ficou em oitavo. Porém, logo no mês seguinte a equipe de Carlos Alberto Parreira assumiu a liderança. Até junho de 1994, a Seleção oscilou entre o primeiro e o quarto lugar, mas após a conquista do tetra manteve a ponta de julho de 1994 a janeiro de 2001.

Depois do penta, o Brasil retomou a hegemonia entre julho de 2002 e janeiro de 2007. Desde então, o time canarinho voltou poucas vezes à liderança do ranking da Fifa: apenas de julho a outubro de 2009 e entre abril e maio de 2010.

A Espanha está na ponta da lista mensal desde setembro de 2011 (antes, havia liderado de julho de 2010 a julho de 2011). A Alemanha ocupava o segundo lugar desde julho de 2012 e agora perdeu o posto para a Argentina.

O Brasil caiu muito no ranking por não disputar as eliminatórias para a Copa do Mundo, já que será o país-sede em 2014 e chegou ao 22º em junho deste ano, sua pior posição na história.

CONFIRA COMO FUNCIONA O RANKING DA FIFA:
Fórmula: P = R x I x S x C

Legenda: P = pontuação no ranking; R = pontos pelo resultado do jogo; II = importância da partida (eliminatórias, amistoso...); S = força da seleção adversária; C = força da confederação continental

Critério da Fifa: R = vitórias (3 pontos); empate (1 ponto) e derrota (zero)

I = Copa do Mundo (4 pontos); Copa das Confederações ou principal torneio de cada confederação (3 pontos); eliminatórias para Copa do Mundo ou para principal torneio de cada confederação (2,5 pontos); e amistosos (1 ponto);

S = o valor 200 é atribuído a todas as seleções. O líder do ranking vale 200. Para achar o coeficiente (S) de outras equipes, o valor é subtraído da colocação do time naquele momento. Equipes abaixo da 150ª posição valem sempre 50 pontos;

C = cada confederação tem um coeficiente: Uefa e Conmebol (1 ponto); Concacaf (0,88 ponto); AFC e CAF (0,86 ponto); e OFC (0,85 ponto)

FONTE: GE

Nenhum comentário: