Caminhos esburacados, defeitos
de fábrica e combustíveis adulterados são grandes responsáveis por manutenções
frequentes e, muitas vezes, estão fora do controle do motorista. Porém, a falta
de manutenção preventiva e a forma como você conduz seu carro podem acabar mais
rápido com o veículo.
Para alguns motoristas pode parecer óbvio, mas o volume de reparos nas
oficinas comprova que alguns vícios continuam frequentes e, muitas vezes, são
difíceis de serem abandonados. Veja abaixo 10 desses erros.
1) Andar com combustível na reserva
Isso queima a bomba de combustível por superaquecimento. A bomba fica
alojada dentro do tanque. Um dos motivos disso é para que o próprio combustível
retire o excesso de calor gerado pelo motor elétrico que está dentro da bomba.
Se você costuma andar com o combustível na reserva, essa troca de calor
não ocorre e superaquecimentos frequentes acabam diminuindo a vida útil da
bomba.
2) Passar em lombadas ou valetas na diagonal
Este hábito provoca torção da carroceria do veículo. Estas torções podem
causar o rompimento de pontos de solda, gerando estalos e barulhos difíceis de
serem diagnosticados. Acabamentos internos de plástico também são vitimas das
torções, "ganhando" rangidos indesejáveis.
As lombadas, também conhecidas como quebra molas, fazem por merecer o
apelido. Desviar delas é perigoso. Para não ter aborrecimentos, passe em baixa
velocidade, de preferência perpendicularmente.
Carros muito confortáveis, de certa forma, mascaram os efeitos nocivos
das lombadas e dos buracos -você não sente, mas os amortecedores, molas,
terminais de direção, pivôs pagam a conta, principalmente se seu carro for
blindado. Afinal os 200 kg da blindagem seriam o mesmo que carregar três
pessoas com você diariamente.
3) Encostar as rodas na guia
Você acaba causando um pequeno dano no rolamento que, pelo fato de
trabalhar com altas rotações, vai gerar ruído e até um possível travamento.
4) Girar o volante com o veículo parado ou com as rodas coladas na guia
Isso sobrecarrega o sistema de direção hidráulica, danificando os
retentores e provocando vazamentos de óleo hidráulico. Procure girar o volante
sempre com o veículo em movimento.
5) Descansar o pé na embreagem
Esse costume diminui a vida útil do sistema. Todo mundo está cansado de
saber disso, mas acontece de forma inconsciente e esse tipo de reparo é mais
comum do que se imagina.
Se você tem este vício, cole um adesivo no meio do volante para
lembrá-lo de que pode estar com pé no lugar errado. Assim como descansar o pé
sobre o pedal, segurar o carro em uma subida, utilizando a embreagem, também
reduz em 50% a vida útil das peças que compõem o sistema.
6) Passar em áreas alagadas
Isso diminui a vida útil dos rolamentos das rodas e dos esticadores de
correia, principalmente de veículos mais velhos, que possuem vedadores dos
rolamentos danificados pelo tempo ou por uso. A água penetra dentro do
rolamento e, no médio prazo, enferruja os componentes internos, gerando ruído.
Fuja de áreas alagadas: o sistema elétrico do seu carro também agradece.
7) Descer a serra desengrenado
Este ato superaquece os freios e, além de promover um desgaste acentuado
nas pastilhas, pode gerar o empenamento dos discos de freio quando em contato
com água Descer a serra com o câmbio engatado, além de economizar combustível,
é mais seguro.
8) Dar arrancadas e reduzidas intensas
O motor do carro fica apoiado sobre coxins, são elementos que têm a
função de absorver os movimentos e vibrações do propulsor. Quando você provoca
uma arrancada forte, não percebe, mas acaba por danificá-los.
9) Usar óleo vencido
Perder a data da troca do óleo diminui a vida útil do motor. É muito
comum os motoristas argumentarem que, por exemplo, passou apenas 1.000 km da
quilometragem prevista. Imagine seu motor girando 3.000 rotações por minuto com
o óleo vencido.
Muitos reclamam que tiveram que retificar seus motores muito cedo: uma
das causas é a falta de atenção com o controle das trocas. Procure a
especificação certa e a quilometragem de troca no manual do proprietário.
10) Andar com o carro desalinhado
Além de diminuir a vida útil dos pneus, um carro desalinhado exige muito
mais esforço das peças da suspensão dianteira, como bieletas, terminais, pivôs
e buchas da barra estabilizadora.
Quando o veículo possui direção hidráulica, problemas como excesso de
convergência acabam sendo notados apenas quando você já perdeu os dois pneus
dianteiros. É mais barato fazer um alinhamento a cada 10.000 km.
FONTE: G1
Caminhos esburacados, defeitos
de fábrica e combustíveis adulterados são grandes responsáveis por manutenções
frequentes e, muitas vezes, estão fora do controle do motorista. Porém, a falta
de manutenção preventiva e a forma como você conduz seu carro podem acabar mais
rápido com o veículo.
Para alguns motoristas pode parecer óbvio, mas o volume de reparos nas
oficinas comprova que alguns vícios continuam frequentes e, muitas vezes, são
difíceis de serem abandonados. Veja abaixo 10 desses erros.
1) Andar com combustível na reserva
Isso queima a bomba de combustível por superaquecimento. A bomba fica
alojada dentro do tanque. Um dos motivos disso é para que o próprio combustível
retire o excesso de calor gerado pelo motor elétrico que está dentro da bomba.
Se você costuma andar com o combustível na reserva, essa troca de calor
não ocorre e superaquecimentos frequentes acabam diminuindo a vida útil da
bomba.
2) Passar em lombadas ou valetas na diagonal
Este hábito provoca torção da carroceria do veículo. Estas torções podem
causar o rompimento de pontos de solda, gerando estalos e barulhos difíceis de
serem diagnosticados. Acabamentos internos de plástico também são vitimas das
torções, "ganhando" rangidos indesejáveis.
As lombadas, também conhecidas como quebra molas, fazem por merecer o
apelido. Desviar delas é perigoso. Para não ter aborrecimentos, passe em baixa
velocidade, de preferência perpendicularmente.
Carros muito confortáveis, de certa forma, mascaram os efeitos nocivos
das lombadas e dos buracos -você não sente, mas os amortecedores, molas,
terminais de direção, pivôs pagam a conta, principalmente se seu carro for
blindado. Afinal os 200 kg da blindagem seriam o mesmo que carregar três
pessoas com você diariamente.
3) Encostar as rodas na guia
Você acaba causando um pequeno dano no rolamento que, pelo fato de
trabalhar com altas rotações, vai gerar ruído e até um possível travamento.
4) Girar o volante com o veículo parado ou com as rodas coladas na guia
Isso sobrecarrega o sistema de direção hidráulica, danificando os
retentores e provocando vazamentos de óleo hidráulico. Procure girar o volante
sempre com o veículo em movimento.
5) Descansar o pé na embreagem
Esse costume diminui a vida útil do sistema. Todo mundo está cansado de
saber disso, mas acontece de forma inconsciente e esse tipo de reparo é mais
comum do que se imagina.
Se você tem este vício, cole um adesivo no meio do volante para
lembrá-lo de que pode estar com pé no lugar errado. Assim como descansar o pé
sobre o pedal, segurar o carro em uma subida, utilizando a embreagem, também
reduz em 50% a vida útil das peças que compõem o sistema.
6) Passar em áreas alagadas
Isso diminui a vida útil dos rolamentos das rodas e dos esticadores de
correia, principalmente de veículos mais velhos, que possuem vedadores dos
rolamentos danificados pelo tempo ou por uso. A água penetra dentro do
rolamento e, no médio prazo, enferruja os componentes internos, gerando ruído.
Fuja de áreas alagadas: o sistema elétrico do seu carro também agradece.
7) Descer a serra desengrenado
Este ato superaquece os freios e, além de promover um desgaste acentuado
nas pastilhas, pode gerar o empenamento dos discos de freio quando em contato
com água Descer a serra com o câmbio engatado, além de economizar combustível,
é mais seguro.
8) Dar arrancadas e reduzidas intensas
O motor do carro fica apoiado sobre coxins, são elementos que têm a
função de absorver os movimentos e vibrações do propulsor. Quando você provoca
uma arrancada forte, não percebe, mas acaba por danificá-los.
9) Usar óleo vencido
Perder a data da troca do óleo diminui a vida útil do motor. É muito
comum os motoristas argumentarem que, por exemplo, passou apenas 1.000 km da
quilometragem prevista. Imagine seu motor girando 3.000 rotações por minuto com
o óleo vencido.
Muitos reclamam que tiveram que retificar seus motores muito cedo: uma
das causas é a falta de atenção com o controle das trocas. Procure a
especificação certa e a quilometragem de troca no manual do proprietário.
10) Andar com o carro desalinhado
Além de diminuir a vida útil dos pneus, um carro desalinhado exige muito
mais esforço das peças da suspensão dianteira, como bieletas, terminais, pivôs
e buchas da barra estabilizadora.
Quando o veículo possui direção hidráulica, problemas como excesso de
convergência acabam sendo notados apenas quando você já perdeu os dois pneus
dianteiros. É mais barato fazer um alinhamento a cada 10.000 km.
FONTE: G1
FONTE: G1
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