Uma matéria da emissora norte-americana "CNN" intitulada "10 coisas para saber antes de visitar o Brasil" provocou reações indignadas de internautas ao alegar que os brasileiros falam alto e por reduzir o país à natureza e às suas maiores cidades.
O texto foi publicado na página online da emissora na noite da última quinta-feira, dia 4. Ele lembra que o Brasil será o país da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 e defende que os "protestos de junho" uniram os pobres e a classe média devido ao descontentamento com o governo.
O primeiro ponto dos 10 citados é "Não há introvertidos no Brasil". De acordo com o texto, os brasileiros "não têm muitos limites" no volume no qual se expressam. Conversas altas, buzinas e carros de som com propaganda na rua seriam exemplos.
O artigo também coloca que é comum beijar o rosto como cumprimento de adultos e alega que a prática pode contribuir para causar resfriados e gripes.
O texto cita a existência de um "universo linguístico" dentro do Brasil, mas com poucos falantes de inglês, "principalmente fora do Rio de Janeiro e de São Paulo", cita a matéria, que também coloca que a educação é uma prioridade baixa no país.
A emissora coloca que brasileiros são hospitaleiros, mas sugere ao turista que decore as expressões "Todo bom?" (sic), "Eu nao entendo" e "futebol". "Se tudo falhar, use o sinal brasileiro de que tudo está legal: erga os dois dedões no ar e os balance para cima e para baixo", consta.
"Piranhas não vão te comer se você cair no rio Amazonas", alerta o texto. "Acontece que esses pequenos demônios estão longe de ser os sociopatas de que falam", completa.
Pontos positivos
A matéria cita o Carnaval e o Reveillon locais como duas das maiores festas do mundo, mas ressalta que "as festividades continuam por todo o ano, graças a uma abundância de celebrações regionais, cidades que promovem as artes e um grande número de feriados religiosos".
Estilos musicais, como bossa-nova, samba, afoxé, frevo e forró, são citados pela CNN, que chama a percussão do Brasil "a mais sofisticada do mundo". Música sertaneja é o estilo mais popular do Brasil, relata o texto.
O texto elogia a natureza do país, elencando a fauna do Pantanal, a imensidão da Floresta Amazônica, Manaus, entre outros: "Praias, selvas, cachoeiras - tudo está aqui, muitas vezes em uma escala gigantesca". Os sucos locais também são exaltados, pelo sabor e pelas propriedades medicinais.
Comentários
A matéria recebeu comentários em sua maioria negativos dos leitores.
"Brasil não é o Rio. E Rio não é suas favelas", disse a usuária Luciana Zaramela, em inglês. Ricardo Borges faz coro: "Sou brasileiro e eu diria que esse texto é quase, em algumas partes, ofensivo". "Eu sendo um brasileiro introvertido, não existo oficialmente para a CNN", brincou o usuário Joe.
A internauta Arya Ladel discorda: "Eu fui a São Paulo a negócios duas vezes e devo dizer que as pessoas no Brasil são incrivelmente amigáveis".
FONTE: Notícias UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário