domingo, 2 de junho de 2013

Domingo, dia para dormir? Saiba quais são as posições mais saudáveis para dormir!

Tem quem prefere dormir de lado, de bruços ou de barriga para cima, mas qual será a melhor posição para dormir? Veja o que fazer para dormir bem e acordar com mais disposição. As principais consequências de dormir em uma posição inadequada são cansaço, se alguma região for pressionada a ponto de interromper a circulação, formigamento e desvio de coluna a longo prazo.

Aparecem ainda dores musculares na região do pescoço e no dorso, devido a contraturas do músculo trapézio, e dor muscular lombar”, descreve o ortopedista Marcelo Wajchenberg, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP).

Cada um tem que encontrar a posição que lhe cabe melhor. Mas o ideal é quando a coluna fica absolutamente reta. “Eu aconselho as pessoas a dormirem de lado, com um travesseiro um pouco mais alto para alinhar a cabeça com a coluna, e outro entre as pernas. Ou ainda de barriga para cima, com um travesseiro não muito alto sob a cabeça”, aconselha o ortopedista Alexandre Sadao Iutaka, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). De bruços, a pessoa é obrigada a torcer o pescoço para respirar, o que causa incômodos.

Colchão e travesseiro

Dois objetos são muito importantes para manter a boa posição: o travesseiro e o colchão. O travesseiro não pode ser muito alto para não deixar o pescoço torto. Mas suficientemente alto para manter a coluna alinhada. Seu tempo de uso varia em função de o quanto a pessoa transpira.

“Mas lembre-se: o travesseiro deve ser trocado, no máximo, a cada dois anos”, recomenda o médico Alexandre Fogaça Cristante, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (SP). Um colchão pode ser usado por um período de cinco a dez anos e há vários tipos.

Os de espuma são os mais comuns. Nesse modelo o importante é a densidade, que varia de acordo com o peso de quem vai dormir em cima dele. As lojas de colchão têm tabelas que ajudam a escolher. O D (de densidade) 28, por exemplo, é indicado para pessoas de até 60 quilos.

No caso de um casal, deve-se escolher a densidade de acordo com a pessoa mais pesada. O colchão de espuma costuma ser a opção mais barata, mas também é a que se deforma com mais facilidade. Por isso, deve ser trocado a cada cinco anos. O colchão de molas é outra opção, que podem ser entrelaçadas ou ensacadas.

No caso dos casais, o melhor é escolher um modelo de molas ensacadas. Assim, o colchão não balança inteiro quando uma das pessoas se mexe. O tipo mais moderno de colchão é o de viscoelástico, que se molda ao corpo e dá uma boa sustentação para a coluna. É o mais caro de todos.

De barriga para cima, com travesseiro alto: posição ruim

Apesar de boa parte da coluna ficar reta, o travesseiro muito alto provoca um desvio na cervical, na região do pescoço. “Com isso, aparecem as dores, que podem se tornar crônicas”, diz Cristante. Para evitar que isso aconteça, a cabeça não deve ficar mais alta que o restante do corpo.

De barriga para baixo: péssima posição

É a pior posição para dormir. “A coluna quase sempre fica torta porque a pessoa é obrigada a torcer o pescoço para poder rodar a cabeça e, assim, respirar. E a torção não é bem tolerada pela coluna vertebral”, explica Marcelo Wajchenbert. É bastante comum quem dorme desse jeito acordar com torcicolo e dores nas costas.

Para dormir bem
Posição 1: De lado
Pode ser considerada a melhor posição para dormir porque a coluna fica alinhada e a respiração é tranquila. Praticamente não há contraindicações. O único cuidado é com o tamanho do travesseiro. “Ele deve ter a mesma altura que o ombro para garantir que a coluna fique alinhada”, recomenda Alexandre Lutaka. O travesseiro deve ser ligeiramente mais alto do que o de quem dorme de barriga para cima. Ou pode-se também dormir com dois travesseiros, o de baixo de espuma mais firme para sustentar o de cima, de material mais suave, uma vez que ficará em contato com o rosto.

Posição 2: De barriga para cima, com o travesseiro baixo
Nesse caso o corpo fica bastante reto. O travesseiro serve para alinhar a cervical com o restante da coluna. Os braços podem ser deixados ao lado do corpo ou sobre o abdome. É uma das melhores posições para dormir. “Mas não é indicada para quem ronca muito porque favorece a apneia. Nesses casos, melhor dormir de lado”, aconselha Lutaka.

Posição 3: De lado, com almofada no meio da perna
Além de todas as vantagens de se dormir de lado, a almofada entre as pernas soma ainda mais uma. “Ela evita o contato entre os joelhos e, como diminui a torção da bacia, ajuda a relaxar a musculatura lateral da coxa”, explica Alexandre Cristante. É a melhor posição para o sono da gestante. À medida que a gravidez avança, o quadril se alarga e, consequentemente, aumenta a distância entre as pernas. Com a almofada, evita-se o desconforto.

FONTE: Revista Viva Saúde

Nenhum comentário: