O encontro foi aberto ontem, pelo superintendente do Detran da Paraíba, Rodrigo Carvalho,
e pelo coordenador nacional do Renach, Jairo Mota Castro, e acontece até hoje, sexta-feira (10) no salão de eventos do Atlântico Praia Hotel, na praia de
Tambaú, em João Pessoa.
Rodrigo Carvalho fez um
balanço dos investimentos feitos pelo Governo do Estado no Setor de
Habilitação. Ele lembrou que, desde o início deste ano, os 60 Centros de
Formação de Condutores em funcionamento em todo o Estado foram obrigados a
implantar o sistema de biometria que permite que a frequência dos alunos seja
controlada pela impressão digital, uma maneira de garantir o cumprimento da
carga horária mínima de aulas teóricas e práticas, durante o processo para
emissão da carteira nacional de habilitação.
O superintendente do Detran
também anunciou que a Paraíba deve ser pioneira na implantação do sistema de
reconhecimento facial, complementando a identificação que já é feita pelas
impressões digitais dos candidatos.
Simulador de direção veicular
– O Detran da Paraíba vai aproveitar a reunião para apresentar o simulador que
deve ser utilizado pelos Centros de Formação de Condutores de todo o Estado, a
partir de primeiro de julho deste ano. A apresentação acontece, nesta
quinta-feira, às 19h, durante o evento.
Por determinação do
Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Conselho Nacional de Trânsito
(Contran), os equipamentos devem ser instalados até o dia 30 de junho e serão
utilizados durante a formação dos candidatos à carteira nacional de habilitação
categoria “B”.
O objetivo da implantação é utilizar a tecnologia para que os candidatos tenham noções de direção veicular, antes do acesso real ao veículo que só acontece nas aulas práticas.
Utilizando os equipamentos, os
futuros condutores vão passar por situações que irão permitir o domínio da
máquina, como se estivessem dirigindo um veículo de verdade. A simulação na
prática de direção veicular deve ser ministrada em equipamentos homologados
pelo Denatran, sob a fiscalização dos órgãos executivos estaduais de trânsito e
do Distrito Federal.
Serão exigidas cinco aulas de
30 minutos com conteúdo didático, como conceitos básicos de condução, marchas,
aprendizado de circulação em avenidas, curvas, estradas, vias de tráfego,
regras de segurança, congestionamento e em situações climáticas e de risco.
Os futuros condutores só vão
poder utilizar o simulador após o cumprimento da carga relativa às aulas
teóricas-técnicas e antes da realização do exame teórico. As aulas serão
ministradas pelo instrutor de trânsito, o diretor de ensino, ou o diretor geral
do Centro de Formação de Condutores (CFC), que deve acompanhar e supervisionar
cada candidato.
Para a implantação do
simulador nos CFC´s, foi necessária alterações na Resolução Contran nº
168/2004, que institui as normas e procedimentos para a formação de condutores
de veículos automotores e elétricos e na Resolução do Contran nº 358/2010, que
trata de procedimentos de credenciamento de instituição ou entidades públicas
ou privadas voltadas ao aprendizado de candidatos e condutores.
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