terça-feira, 6 de maio de 2014

Sinal digital da TV Paraíba, com som e imagem em alta definição, chegará a Patos, Sousa e Cajazeiras ainda no mês de Maio

A população de Patos, Sousa, Cajazeiras e diversos outros municípios que ficam localizados no entorno destas cidades vão poder acompanhar, já nos próximos dias, a programação da TV Paraíba com o sinal digital, que garante som e imagem em alta definição.
Para marcar a inauguração, a Rede Paraíba de Comunicação promoverá um evento aberto ao público, em cada uma destas cidades, começando por Patos, na quinta-feira, dia 08, em Sousa, na sexta (09) e em Cajazeiras na quinta-feira, dia 15.

Nos locais já definidos – Patos (Praça Getúlio Vargas), Sousa (Praça Nossa Senhora dos Remédios) e Cajazeiras (Praça Nossa Senhora de Fátima), a partir das 19:00hs nas duas primeiras cidades e as 20:00hs em Cajazeiras, um pavilhão com um telão em LED será montado para apresentar aos presentes os benefícios do novo sinal, além de exibir uma reportagem especial sobre a região, um vídeo institucional e mensagens de artistas da Globo parabenizando os municípios pela conquista tecnológica.

Para a implantação da TV digital nas referidas região, foi necessário um grande investimento, com a instalação de novas antenas e modernos equipamentos a fim de permitir que o sinal chegue com qualidade em outras cidades do sertão, a exemplo de São José de Espinharas, Condado, São Mamede, Santa Terezinha, Catingueira, Ema, São José do Bonfim, Maturéia, Mãe D’água, Cacimbas, Passagem, Desterro, Cacimba de Areia, Olho D’água e Teixeira, na região de Patos, Vieirópolis, Aparecida, São Francisco e Marizópolis, na região de Sousa e Santa Helena, São João do Rio do Peixe, Cachoeira dos Índios, Bom Jesus, Triunfo, Bernardino Batista e Carrapateira, na região de Cajazeiras. Ao todo, serão mais de 384 mil habitantes beneficiados com a TV Paraíba Digital.

A implantação do novo sinal em HD nas regiões de Patos, Sousa e Cajazeiras faz parte do projeto de expansão das TVs Cabo Branco e Paraíba de levar a nova tecnologia a 70% da população paraibana antes da Copa do Mundo FIFA 2014.

Entre as vantagens da TV digital, destacam-se a alta qualidade da imagem (seis vezes melhor do que a atual) e som (compatível com o de aparelhos home theaters), que oferece uma resolução de cinema em casa, sem ruídos nem interferências; a portabilidade, que permite a recepção do sinal em aparelhos portáteis, como telefones celulares e televisores de mão – desde que estes sejam equipados com receptor de TV; a mobilidade, que torna possível assistir à programação através de equipamentos em movimento, como no carro, por exemplo; e a interatividade, que possibilitará ao telespectador, no futuro, acesso a informações diversas sobre o programa exibido, jogos, enquetes e até comércio através do controle remoto.

O processo de implantação da TV digital na Paraíba começou em João Pessoa com a fase de testes em 21 de fevereiro de 2009. Em 6 de julho do mesmo ano, a TV Cabo Branco se tornou, oficialmente, a primeira emissora a inaugurar a tecnologia no Estado.

Em Campina Grande, a tecnologia chegou em 2013, tornando a TV Paraíba a primeira emissora em HD do interior paraibano. A região de Itabaiana foi contemplada no dia 30 de abril deste ano e a região polarizada por Guarabira no dia 02 de maio.

FONTE: Blog do Adjamilton Pereira

Nenhum comentário: