A Federação Paraibana de Futebol (FPF) deve divulgar nesta terça-feira a programação do fim de semana do campeonato estadual. O que poderia ser uma decisão banal, deve render uma boa dor de cabeça para o departamento técnico da entidade.
Isso porque, depois de contrariar uma decisão do STJD e marcar jogos para o Almeidão, a Federação ficou novamente impossibilitada de programar partidas para João Pessoa devido a uma determinação do Ministério Público, para que não haja jogos na capital no período de prévias carnavalescas. O pedido foi feito pela Polícia Militar, que estará com todo o seu contigente no Folia de Rua, que é a prévia carnavalesca da cidade.
Com o calendário já atrasado, a Federação enviou ofício à PM na tarde desta segunda-feira pedindo a realização de pelo menos uma partida no Almeidão neste fim de semana. Para isso, concordou em antecipar a 12ª rodada, já que a 11ª apresentaria três jogos em João Pessoa.
- Essa seria uma boa solução. Mas ainda vamos depender da boa vontade da Polícia Militar em garantir a segurança no jogo. Caso contrário, a nossa proposta será manter essa 12ª rodada para o fim de semana e adiar apenas o jogo de João Pessoa - disse José Araújo, assessor técnico da FPF.
A ideia da Federação parece simples. No sábado, o Auto Esporte enfrentaria o Santa Cruz de Santa Rita no Almeidão. No mesmo dia, Queimadense e CSP jogariam no Amigão. A rodada ficaria completa no domingo, com Campinense x Atlético, também no Amigão, e Sousa x Sport Campina no Marizão.
Caso optasse em manter a tabela original, com os jogos da 11ª rodada, a Federação teria que acomodar três jogos na capital: Santa Cruz x Campinense, CSP x Sousa e Auto Esporte x Atlético.
- É mais viável realizar a 12ª rodada neste final de semana. Mesmo que a Polícia Militar não possa dar segurança ao jogo Auto Esporte x Santa Cruz, mas manteríamos os outros três. Assim, ficaríamos com apenas um jogo para reprogramar - lembrou Araújo.
Times de João Pessoa não vão jogar mais fora de casa
A FPF também descartou a possibilidade de os times da Grande João Pessoa voltarem a atuar longe de suas torcidas, como aconteceu recentemente com CSP, Auto Esporte e Santa Cruz.
De acordo com José Araújo, se o Ministério Público mantiver a recomendação da não realização de jogo na capital de 20 a 28 de fevereiro, todos as partidas envolvendo esses clubes serão adiadas.
- Como já contamos com o Almeidão, não vamos mais utilizar o recurso de mandar esses clubes para Campina Grande. Até porque não seria justo para eles nesse momento - admitiu.
De acordo com a proposta da Federação para a sequência do campeonato, a ideia é evitar jogos na capital nas maiores prévias carnavalescas, como as Virgens de Tambaú, Muriçocas de Miramar e o Bloco dos Cafuçus.
- Nesses dias é mesmo impossível conciliar as prévias com o futebol. Mas vamos tentar negociar para garantir jogos um dia antes ou nos dias seguintes a esses grandes evento - explicou Araújo, citando a possibilidade de Auto Esporte e Santa Cruz jogarem no sábado, na véspera das Virgens.
Por fim, o dirigente também se mostrou flexível com relação aos horários das partidas.
- Se houver alguma condição de realizar esses jogos em João Pessoa, poderemos adequar a tabela, fazendo partidas mais cedo, por exemplo. Estamos dispostos a fazer qualquer acordo com a Polícia - finalizou Araújo.
Jogos adiados
A FPF também promete divulgar nesta terça-feira a programação para os dois jogos adiados da nona rodada, e que ainda não têm data para acontecer: Santa Cruz x Atlético e Auto Esporte x Campinense. É possível que a rodada dupla aconteça no domingo de carnaval.
FONTE: GE Paraíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário