domingo, 5 de janeiro de 2014

Conheça a Folha de Correção da Redação do ENEM

A partir de 2012, o ENEM passou a divulgar a correção individual da redação. Conhecer os critérios é de fundamental importância para ir bem na redação. E claro, treinar bastante para ir ganhando habilidade em cada uma das 5 competências.
Folha de Correção

Competência I - Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
Desempenho
Critério
Pontuação
Nota
Excelente
Não está apresentando ou apresentando pouquíssimos desvios
gramaticais leves e de convenções da escrita.
160-200
Bom
Apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita
120-160
Adequado
Apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita, ou muitos desvios leves.
80-120
Mediano
Apresentando grande quantidade de desvios gramaticais e de convenções da escrita graves ou gravíssimos, além de presença de marcas de oralidade
40-80
Insuficiente
Apresentando graves e frequentes desvios gramaticais e de convenções da escrita, além de presença de gírias e marcas de oralidade
0-40
Desconhecimento Total
Apresentando desvios gravíssimos que tornam o texto quase ou totalmente incompreensível
0

Competência II - Compreensão da proposta de redação;
Desempenho
Critério
Pontuação
Nota
Excelente
Desenvolve muito bem o tema, explorando os
seus principais aspectos. A redação contém uma argumentação consistente, revelando excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
160-200
Bom
Desenvolve bem o tema, mas não explora os seus aspectos principais. Desenvolve uma argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo, mas não apresenta argumentos bem desenvolvidos
120-160
Adequado
Desenvolve de forma adequada o tema, mas
apresenta uma abordagem superficial, discutindo outras questões relacionadas. Desenvolve uma argumentação previsível e apresenta domínio adequado do tipo textual dissertativo-argumentativo, mas não apresenta explicitamente uma tese
80-120
Mediano
Desenvolve de forma mediana o tema, apresentando tendência ao tangenciamento. Desenvolve uma argumentação previsível a partir de argumentos do senso comum, de cópias dos textos motivadores, ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo, com argumentação falha ou texto apenas dissertativo
40-80
Insuficiente
Desenvolve de maneira tangencial o tema, detendo-se em tema vinculado ao mesmo assunto, o que revela má interpretação do tema proposto. Apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo-argumentativo, com repetição de ideias e ausência de argumentação
0-40
Desconhecimento Total
Desenvolve texto que não contempla a proposta
de redação: desenvolve outro tema e/ou elabora outra estrutura textual que não a dissertativo-argumentativa – por exemplo, faz um poema, descreve algo ou conta uma história.
0

Competência III - Seleção e organização das informações;
Desempenho
Critério
Pontuação
Nota
Excelente
Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista. Explicita a tese, seleciona argumentos que possam comprová-la e elabora conclusão ou proposta que mantenha coerência com a opinião defendida na redação.
160-200
Bom
Seleciona, organiza e relaciona informações,
fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, em defesa de seu ponto de vista. Explicita a tese, seleciona argumentos que possam comprová-la e elabora conclusão ou proposta que mantenha coerência com a opinião defendida na redação. Entretanto, os argumentos utilizados são previsíveis. Não há cópia de argumentos dos textos motivadores.
120-160
Adequado
Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém os organiza e relaciona de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista. As informações são aleatórias e desconectadas entre si, embora relacionadas ao tema. O texto revela pouca articulação entre os argumentos, que não são convincentes para defender a opinião do autor.
80-120
Mediano
Apresentam informações, fatos e opiniões pouco articulados ou contraditórios, embora pertinentes ao tema proposto. O texto que se limitar a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação, em defesa de um ponto de vista, também receberá essa pontuação.
40-80
Insuficiente
Não defende ponto de vista, ou seja, não apresenta opinião a respeito do tema proposto. Informações, fatos, opiniões e argumentos são pouco relacionados ao tema proposto e também são pouco relacionados entre si, ou seja, não se articulam de forma coerente.
0-40
Desconhecimento Total
Apresentam informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes ou não apresenta um ponto de vista.
0

Competência IV - Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto;
Desempenho
Critério
Pontuação
Nota
Excelente
Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos. A redação enquadrada neste nível não   poderá conter: frases fragmentadas que comprometam a estrutura lógico-gramatical; sequência justaposta de idéias sem encaixamentos sintáticos; ausência de paragrafação; frase com apenas oração subordinada, sem oração principal. Essa pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar pleno domínio dos recursos coesivos.
160-200
Bom
Articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos.
Esta pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar domínio dos recursos coesivos
120-160
Adequado
Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos. Esta pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar domínio regular dos recursos coesivos.
80-120
Mediano
Articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos. Esta pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar pouco domínio dos recursos coesivos.
40-80
Insuficiente
Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual.
0-40
Desconhecimento Total
Apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto.
0

Competência V - Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais;
Desempenho
Critério
Pontuação
Nota
Excelente
Elabora proposta de intervenção clara e inovadora, relacionada à tese e bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. São explicitados os meios para realizá-la.
160-200
Bom
Elabora proposta de intervenção clara, relacionada à tese e bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. São explicitados os meios para realizá-la.
120-160
Adequado
Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema, mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
80-120
Mediano
Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema de forma precária, não articulada com a discussão desenvolvida no texto, ou com desenvolvimento precário dos meios para realizá-la.
40-80
Insuficiente
Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou subentendida no   desenvolvimento da argumentação.
0-40
Desconhecimento Total
Não apresenta proposta de intervenção.
0

Redação Caja Notícias com Blog do ENEM

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