A partir
de 2012, o ENEM passou a divulgar a correção individual da redação. Conhecer os critérios é de fundamental
importância para ir bem na redação. E claro, treinar bastante para ir
ganhando habilidade em cada uma das 5 competências.
Folha de Correção
Competência I - Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
Desempenho
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Critério
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Pontuação
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Nota
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Excelente
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Não
está apresentando ou apresentando pouquíssimos desvios
gramaticais
leves e de convenções da escrita.
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160-200
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Bom
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Apresentando
poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita
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120-160
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Adequado
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Apresentando
alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita, ou muitos
desvios leves.
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80-120
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Mediano
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Apresentando
grande quantidade de desvios gramaticais e de convenções da escrita graves ou
gravíssimos, além de presença de marcas de oralidade
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40-80
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Insuficiente
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Apresentando
graves e frequentes desvios gramaticais e de convenções da escrita, além de
presença de gírias e marcas de oralidade
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0-40
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Desconhecimento Total
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Apresentando
desvios gravíssimos que tornam o texto quase ou totalmente incompreensível
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0
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Competência II - Compreensão da proposta de redação;
Desempenho
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Critério
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Pontuação
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Nota
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Excelente
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Desenvolve
muito bem o tema, explorando os
seus
principais aspectos. A redação contém uma argumentação consistente, revelando
excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo.
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160-200
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Bom
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Desenvolve
bem o tema, mas não explora os seus aspectos principais. Desenvolve uma
argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual
dissertativo-argumentativo, mas não apresenta argumentos bem desenvolvidos
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120-160
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Adequado
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Desenvolve
de forma adequada o tema, mas
apresenta
uma abordagem superficial, discutindo outras questões relacionadas.
Desenvolve uma argumentação previsível e apresenta domínio adequado do tipo
textual dissertativo-argumentativo, mas não apresenta explicitamente uma tese
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80-120
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Mediano
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Desenvolve
de forma mediana o tema, apresentando tendência ao tangenciamento. Desenvolve
uma argumentação previsível a partir de argumentos do senso comum, de cópias
dos textos motivadores, ou apresenta domínio precário do tipo textual
dissertativo-argumentativo, com argumentação falha ou texto apenas
dissertativo
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40-80
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Insuficiente
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Desenvolve
de maneira tangencial o tema, detendo-se em tema vinculado ao mesmo assunto,
o que revela má interpretação do tema proposto. Apresenta inadequação ao tipo
textual dissertativo-argumentativo, com repetição de ideias e ausência de
argumentação
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0-40
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Desconhecimento Total
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Desenvolve
texto que não contempla a proposta
de
redação: desenvolve outro tema e/ou elabora outra estrutura textual que não a
dissertativo-argumentativa – por exemplo, faz um poema, descreve algo ou
conta uma história.
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0
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Competência III - Seleção e organização das informações;
Desempenho
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Critério
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Pontuação
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Nota
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Excelente
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Seleciona,
organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao
tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de
vista. Explicita a tese, seleciona argumentos que possam comprová-la e
elabora conclusão ou proposta que mantenha coerência com a opinião defendida na
redação.
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160-200
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Bom
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Seleciona,
organiza e relaciona informações,
fatos,
opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, em defesa de seu ponto de
vista. Explicita a tese, seleciona argumentos que possam comprová-la e
elabora conclusão ou proposta que mantenha coerência com a opinião defendida
na redação. Entretanto, os argumentos utilizados são previsíveis. Não há cópia de argumentos
dos textos motivadores.
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120-160
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Adequado
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Apresenta
informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém
os organiza e relaciona de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista. As
informações são aleatórias e desconectadas entre si, embora relacionadas ao
tema. O texto revela pouca articulação entre os argumentos, que não são convincentes para defender a opinião do autor.
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80-120
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Mediano
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Apresentam
informações, fatos e opiniões pouco articulados ou contraditórios,
embora pertinentes ao tema proposto. O texto que se limitar a reproduzir os
argumentos constantes na proposta de redação, em defesa de um ponto de vista,
também receberá essa pontuação.
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40-80
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Insuficiente
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Não
defende ponto de vista, ou seja, não apresenta opinião a respeito do tema
proposto. Informações, fatos, opiniões e argumentos são pouco relacionados ao
tema proposto e também são pouco relacionados entre si, ou seja, não se
articulam de forma coerente.
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0-40
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Desconhecimento Total
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Apresentam
informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes ou não apresenta um
ponto de vista.
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0
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Competência IV - Demonstração de conhecimento da língua necessária para
argumentação do texto;
Desempenho
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Critério
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Pontuação
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Nota
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Excelente
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Articula
as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos. A
redação enquadrada neste nível não poderá conter: frases fragmentadas que comprometam a estrutura
lógico-gramatical; sequência justaposta de idéias sem encaixamentos
sintáticos; ausência de paragrafação; frase com apenas oração subordinada,
sem oração principal. Essa pontuação deve ser atribuída ao participante que
demonstrar pleno domínio dos recursos coesivos.
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160-200
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Bom
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Articula
as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos
coesivos.
Esta
pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar domínio dos
recursos coesivos
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120-160
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Adequado
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Articula
as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos
coesivos. Esta pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar
domínio regular dos recursos coesivos.
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80-120
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Mediano
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Articula
as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos
coesivos. Esta pontuação deve ser atribuída ao participante que demonstrar
pouco domínio dos recursos coesivos.
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40-80
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Insuficiente
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Não
articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada,
apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual.
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0-40
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Desconhecimento Total
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Apresenta
informações desconexas, que não se configuram como texto.
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0
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Competência V - Elaboração de uma proposta de solução para os problemas
abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais;
Desempenho
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Critério
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Pontuação
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Nota
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Excelente
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Elabora
proposta de intervenção clara e inovadora, relacionada à tese e bem
articulada com a discussão desenvolvida no texto. São explicitados os meios
para realizá-la.
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160-200
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|
Bom
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Elabora
proposta de intervenção clara, relacionada à tese e bem articulada com a
discussão desenvolvida no texto. São explicitados os meios para realizá-la.
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120-160
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Adequado
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Elabora
proposta de intervenção relacionada ao tema, mas pouco articulada à discussão
desenvolvida no texto.
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80-120
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Mediano
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Elabora
proposta de intervenção relacionada ao tema de forma precária, não articulada
com a discussão desenvolvida no texto, ou com desenvolvimento precário dos
meios para realizá-la.
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40-80
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Insuficiente
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Elabora
proposta de intervenção tangencial ao tema ou subentendida no desenvolvimento da argumentação.
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0-40
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Desconhecimento Total
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Não
apresenta proposta de intervenção.
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0
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Redação Caja Notícias com Blog do ENEM
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