segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Ranking da CBF 2014 foi divulgado: Treze e Campinense são os melhores da Paraíba

Na tarde da última sexta-feira (13), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o ranking de clubes e federações no ano de 2014. Esse levantamento estatístico é realizado após o término da temporada e as atuações das equipes nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa do Brasil de Futebol Feminino, além de uma bonificação pela participação dos clubes na Taça Libertadores da América e na Copa Sul-Americana.
É a segunda vez que o ranking da CBF é contabilizado a partir de um novo formato. Até o ano de 2012, eram levados em conta todos os resultados obtidos nos campeonatos nacionais desde 1959, com a criação da Taça Brasil, considerado o primeiro campeonato nacional.

No final de 2012, os critérios foram modificados. São contabilizadas apenas as últimas cinco temporadas, com pesos diferentes na soma dos pontos. Para exemplificar, o ano corrente multiplica a pontuação por cinco, o ano anterior por quatro, e assim por diante.

De acordo com a CBF, o campeão brasileiro da Série A recebe 800 pontos. O vencedor da Série B ganha 400 pontos, o campeão da Série C conquista 200 e o clube vencedor da Série D leva 100. A equipes campeãs da Copa do Brasil e da Copa do Brasil de Futebol Feminino conquistam 600 pontos.

Os vice-campeões também ganham pontos: 80% do total de pontos do campeão dos torneios. Os clubes que disputam a Taça Libertadores entram nas oitavas de final da Copa do Brasil - como aconteceu pela primeira vez neste ano - recebem gratificação de 400 pontos, enquanto o vencedor da Copa Sul-Americana - caso seja brasileiro - e não dispute a Copa do Brasil recebe 280 pontos.

Confira a colocação dos times Paraibanos no ranking:

- Treze - 56º
- Campinense - 65º
- Botafogo/PB - 77º
- Sousa/PB - 111º
- Auto Esporte/PB - 164º
- Nacional de Patos/PB - 217º
FONTE: Esporte Nordeste

Nenhum comentário: