sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Reunião na próxima segunda pode definir situação do Campeonato Paraibano de 2014

Depois que Esporte e Nacional de Patos desistiram de participar do Campeonato Paraibano de 2014, criou-se um impasse sobre a disputa da competição. Até a próxima quarta-feira (20), tabela e regulamento ainda podem sofrer alteração. 
Mas já na segunda-feira (18), representantes dos clubes e da Federação Paraibana de Futebol (FPF) vão se reunir para buscar uma solução para o problema gerado, principalmente, em torno do rebaixamento.

Alguns clubes querem que os times de Patos sejam considerados os rebaixados, enquanto outros acho que o regulamento deve ser mantido e dois times caírem pelo índice técnico.

Após a confirmação de que Esporte e Nacional estão fora da disputa, a Federação divulgou a tabela apenas com seis clubes: Atlético de Cajazeiras, Auto Esporte, Campinense, CSP, Santa Cruz de Santa Rita e Sousa (Botafogo-PB e Treze só entram na disputa na segunda fase). E o regulamento prevê que os dois piores desses dois clubes serão rebaixados para a 2ª divisão de 2015.

Mas representantes de Atlético e Auto Esporte fora à FPF e sugeriram que os times de Patos já fossem considerados os rebaixados, isentando, assim, os demais times do risco de queda. 

A Federação chegou a consultar o Ministério Público para saber da possibilidade de alteração do regulamento neste sentido, mas, segundo o assessor jurídico da entidade, Jáder Filho, isso não vai ser possível.

- O que os clubes têm que entender é que existe mais de uma forma de cair de divisão, como foi o caso de Nacional e Esporte, que desistiram de participar de uma competição. Mas o Estatuto do Torcedor prevê que toda competição tem que ter acesso e descenso e é isso que está no regulamento - explicou o assessor.

Jáder disse ainda que a Federação tem autonomia para decidir como o Estadual vai ser disputado, sem, para isso, ter que contar com a unanimidade entre os clubes. Mas que a postura da entidade vai ser sempre consultar os envolvidos antes de tomar a decisão final.

- A Federação pode puxar a decisão para si. Mas ela sempre adota uma postura de descentralização da reunião, consultando os clubes. Mas se ela precisar tomar uma solução para o bem da competição, ela vai tomar, mesmo em discordância com algum clube - alegou.

Jáder adiantou também que, provavelmente, a situação vai se manter a mesma, ou seja, sem alterações no regulamento. Caso o quadro não mude, dos seis clubes que vão disputar a primeira fase, dois vão cair para a 2ª divisão e apenas quatro vão se juntar a Botafogo e Treze na segunda fase. Assim, só seis times teriam vaga garantida na 1ª divisão de 2015.

Nesse caso, a Federação cogita a hipótese de que a 2ª divisão do próximo anos tenha quatro vagas de acesso. Mas, segundo Jáder, isso é apenas uma especulação e esse ponto só seria debatido futuramente.

Nacional propõe nova forma de disputa

A diretoria do Nacional de Patos propôs uma nova forma de disputa do Campeonato Paraibano, que possibilitaria ao Alviverde participar da competição em 2014. Como a alegação do clube (e do Esporte de Patos também) para a desistência da disputa foi problemas financeiros, a sugestão consiste em diminuir os gastos com viagens.

Na proposta, os times seriam divididos em dois grupos: Litoral e Sertão. Assim sendo, os clubes não teriam tantas despesas para se deslocarem de uma cidade a outra para os jogos. Contudo, Jáder Filho afirmou que essa mudança não seria possível, já que o Estatuto do Torcedor prevê que cada regulamento precisa ser mantido por, pelo menos, dois anos, e este modelo atual estreou em 2013.

FONTE: GE Paraiba

Nenhum comentário: