quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Paraíba vai receber mais 79 médicos estrangeiros. Médicos cubanos começam a atuar em Dezembro

A Paraíba receberá mais 79 médicos estrangeiros para atuar por meio do programa Mais Médicos. Segundo informações do Ministério da Saúde, os profissionais começarão a atuar nos municípios paraibanos a partir do mês que vem. O anúncio da chegada dos médicos, todos de nacionalidade cubana, foi feito ontem pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Os médicos que chegarão à Paraíba, juntamente com mais 2.921 profissionais cubanos que serão distribuídos nos outros Estados inscritos no programa, estão participando, em Brasília, do módulo de acolhimento e avaliação do programa do governo federal, cuja duração é de três semanas.

Ainda conforme informações do Ministério da Saúde, ao finalizar a etapa das aulas, os médicos farão uma avaliação e os aprovados nesta fase seguem para uma semana de acolhimento nos Estados, antes de começarem a atuação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos municípios.

Conforme declaração do ministro Alexandre Padilha, esses profissionais serão enviados para os municípios considerados prioritários. Embora a lista dos municípios paraibanos com este perfil não tenha sido divulgada pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde (SES), o ministério informou que a região do Semiárido será uma das beneficiadas.

“Com a chegada deste novo grupo de profissionais, o Brasil fecha o ano com pelo menos um médico em quase todas as regiões mais carentes do país. Estamos conseguindo atingir a nossa meta de levar profissionais aos bairros e comunidades que não tinham acesso a médicos”, disse Padilha.

Ainda de acordo com informações do Ministério da Saúde, os médicos que estão participando desse treinamento irão preencher as vagas ociosas da segunda etapa do Mais Médicos que não foram ocupadas pelos profissionais brasileiros.

No início deste mês, a Paraíba recebeu mais 9 médicos estrangeiros, sendo oito cubanos e um português. Além disso, há também um médico brasileiro formado em Cuba, contabilizando 22 profissionais com formação estrangeira atuando no Estado, segundo a SES, e 74 brasileiros.

Segundo informações da SES, 20 municípios paraibanos inscritos no Mais Médicos receberam profissionais estrangeiros.

FONTE: JPB com com Agência Brasil

Nenhum comentário: