segunda-feira, 21 de outubro de 2013

ENEM 2013: Na semana da realização das provas, 99,98% dos cartões foram entregues


A menos de uma semana da realização da edição 2013 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 99,98% dos cartões de confirmação de inscrição já foram entregues aos candidatos. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nesta segunda-feira, 21. O Enem recebeu este ano a inscrição de 7.173.574 candidatos.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 53.551 cartões de confirmação foram devolvidos. O principal motivo constatado pelos correios é que de o número indicado no endereço não existe.

Foi enviado um e-mail com o cartão de confirmação digital para todos os 53.551 que não receberam o cartão físico. Deste total, 97% recebeu mensagem SMS, no entanto 1.863 candidatos – 3% do total – não cadastraram celular, e desses 795 já acessaram o sistema pela internet.

O ministro fez um apelo para os 1.068 candidatos que não receberam o SMS e não acessaram o sistema entrem no sistema online e imprimam o comprovante.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo) próximos, com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será impedido o acesso do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

No primeiro dia, os participantes terão quatro horas e meia para fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, cada uma com 45 questões. No segundo dia, serão cinco horas e meia para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. As duas últimas também terão 45 questões cada uma.

Cores

 Os cadernos de prova são apresentados nas cores azul, amarelo, branco, rosa e cinza. Assim, inicialmente, o participante deve ler as instruções contidas na capa do caderno de prova e verificar se este contém a mesma quantidade de questões indicada no cartão de respostas.

Antes de iniciar a prova, é preciso marcar, nesse cartão, a opção correspondente à cor da capa do caderno de prova. O candidato deve ainda transcrever no cartão a frase apresentada na capa do caderno. A frase serve apenas como identificação do tipo de caderno apresentado ao candidato. Não é considerada para fins de correção. O mesmo vale para as folhas de rascunho e marcações assinaladas no caderno.

Por fim, enquanto estiver fazendo a prova, o candidato precisa planejar o tempo e reservar pelo menos 30 minutos para o preenchimento do cartão de respostas. Manter a concentração pode fazer diferença, já que eventuais rasuras e a marcação de mais de um item por questão não serão admitidas na hora da correção.

Lembrete

 Os estudantes que farão as provas do Enem 2013 devem estar atentos ao tipo de caneta permitido. Para fazer as provas e a redação e preencher o cartão de respostas, o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilitará a leitura óptica do cartão de respostas.

Todo o material que o candidato levar para a sala de provas, como lápis, lapiseira e borracha, deve ser colocado na embalagem porta-objetos a ser distribuída a todos os participantes na entrada da sala e depositado na parte inferior da carteira. Depois da prova, o estudante deve levar para casa a embalagem com os objetos.

FONTE: Portal MEC 

Nenhum comentário: