domingo, 20 de outubro de 2013

Deu branco? Veja como lidar com a famosa falha da memória nas provas do Enem 2013

O que fazer se você sabe que estudou um determinado conteúdo, mas não consegue lembrar no momento do Enem? Aprenda como lidar com o famoso deu branco nas provas do Enem 2013.
As provas do Enem 2013 acontecem nos dias 26 e 27 de outubro. Você, provavelmente, está revisando todos os conteúdos que aprendeu para se sentir preparado para o exame. O que fazer, porém, se na hora da prova você sofrer com o famoso “deu branco”?

Essa é uma situação comum. O estresse e a ansiedade podem fazer com que um conteúdo estudado seja temporariamente esquecido causando aquela sensação de incômodo por não conseguir trazer a informação à tona. Para reverter essa situação, o psicólogo Fernando Elias José, autor do livro Concursos - Faça sem Medo, dá duas dicas.

A primeira é fazer exercícios respiratórios, puxando o ar pelo nariz e soltando lentamente pela boca. Isso vai fazer com que a sua respiração fique mais longa e a sua frequência cardíaca diminua, deixando você muito mais calmo e concentrado para tentar lembrar o conteúdo.

A segunda dica é passar para a próxima questão e tirar o foco da anterior. Dessa forma, o seu cérebro não vai se sentir pressionado com aquela informação e terá mais chances de conseguir a informação de volta quando você retornar para aquele determinado problema.

“O branco não é prejuízo de memória. Se você estudou o conteúdo, é apenas uma questão de tempo para você recuperar a informação”, concluiu o psicólogo.

FONTE: UFCG

Nenhum comentário: