sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Funcionários dos Correios na Paraíba aderem à greve nacional

Após assembleia realizada na noite desta quinta-feira, dia 12, em João Pessoa, os funcionários dos Correios decidiram entrar em greve por tempo indeterminado em todo o estado. A paralisação começou a partir da 0h00 de hoje, sexta-feira, dia 13, segundo informações de um dos diretores do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos da Paraíba (SINTECT-PB), Husman Tavares.
A diretoria dos Correios na Paraíba afirmou que os serviços no estado não serão suspensos, pois a empresa possui um Plano de Continuidade de Negócios que prevê o deslocamento de parte do efetivo administrativo para as atividades operacionais. Essses funcionários deslocados também realizam mutirões no final de semana, sendo beneficiados com horas extras.

Segundo a assessoria de comunicação dos Correios, o empregado que fizer parte do contingente para garantir o funcionamento operacional durante a greve pode optar pela folga ou pela compensação financeira.

As principais reivindicações da categoria, de acordo com Husman Tavares, são o reajuste salarial de 47% correspondente à soma das perdas salariais, mais um aumento de 15%, segurança nas agências e contratação de novos profissionais para suprir o déficit e manutenção do atual plano de saúde.

A contraproposta apresentada pela Direção dos Correios foi de 5,27% de reposição salarial, o que, segundo o sindicato, não contempla os interesses da categoria.

Cerca de 1.560 funcionários em toda a Paraíba estão sendo convocados a paralisar todo o trabalho de postagem e entrega de produtos. Com isso, aproximadamente 350 mil objetos deixariam de ser entregues por dia, de acordo com as informações do Sindicato.

“Nós temos um déficit de profissionais que precisa ser suprido e existe um grupo de pessoas aprovadas em concurso que não assumiu os cargos e nós queremos que elas sejam chamadas para complementar o quadro de funcionários”, disse Husman Tavares.

Em nota, a Diretoria dos Correios comunicou que a contraproposta é de reajuste de 8% nos salários (ganho real de mais de 1,7%); garantia da manutenção de todos os benefícios com reposição da inflação integral do período (6,27%); vale-extra no valor de R$ 650,65, a ser creditado em dezembro; vale-cultura dentro das regras de adesão ao Programa implementado pelo Governo Federal.

A nota ainda afirma que a manutenção da proposta apresentada "está condicionada à suspensão, até hoje (13), da paralisação que está ocorrendo em algumas localidades, bem como a não realização de quaisquer novas paralisações.

Os Correios confiam no bom senso dos trabalhadores e na viabilidade do acordo coletivo, que irá beneficiar a todos: empregados, empresa e população brasileira".

FONTE: G1 Paraíba

Nenhum comentário: