segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Sousa e Cidades vizinham amanhecem sitiadas. Ninguém entra e sai

Logo nas primeiras horas desta segunda-feira, dia 19, todas as entradas e saídas das Cidades de: Aparecida, São Francisco, Santa Cruz, Lastro, Vieirópolis, Nazarezinho, Marizópolis, São José da Lagoa Tapada e Sousa ficaram fechadas.
O motivo é a realização da manifestação em prol da aceleração das obras do Rio São Francisco para as Cidades do interior da Paraíba que passam por racionamento e água.

O Açude de São Gonçalo que abastece com água potável, Sousa, e Marizópolis, se encontra com apenas 31,6% de sua capacidade hídrica.

A irrigação do perímetro de São Gonçalo está suspensa. Praticamente, 70% dos cultivos permanentes estão prejudicados com a falta de água.

Além da BR-230 na localidade do Contorno de São Gonçalo, outras localidades estão bloqueadas na região de Sousa, a exemplo das entradas das cidades de Aparecida, São José da Lagoa Tapada, Uiraúna, bem como estrada da Rodovia da Produção.

O racionamento de água em Sousa para o consumo humano é uma realidade. A cidade foi divida em setores, para dia sim e dia não com água nas torneiras. A ordem é economizar o precioso líquido, por que caso não haja o racionamento, em dezembro é pouco provável ter água em São Gonçalo.

Agricultores de Sousa, e de todas as Cidades da Região, praticamente, sitiaram os Municípios nesta mobilização para chamar atenção do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra para aceleração da Transposição do Rio São Francisco, e não tem hora para terminar.

FONTE: Folha do Sertão

Nenhum comentário: