domingo, 18 de agosto de 2013

MPF pede imediata reabertura de prazo de inscrições de concurso para professor em Cajazeiras

O Ministério Público Federal em Sousa (MPF) recomendou a imediata reabertura, pelo prazo mínimo de cinco dias úteis, das inscrições do concurso para o cargo de professor da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cajazeiras (PB).
O concurso disponibiliza três vagas e foi lançado pelo Edital CFP nº 26, de 8 de julho de 2013. Segundo a recomendação, o novo prazo permitirá que pessoas que residam em local distante de Cajazeiras (PB) possam participar da seleção, tendo em vista que o mencionado edital só permitiu a inscrição pessoalmente ou por procuração, realizada na sede da secretaria do CFP da UFCG, na referida cidade.

Assim, sugere-se que as inscrições sejam efetuadas pela internet ou, ao menos, por sedex e carta registrada (para candidatos de baixa renda), devendo ser dada ampla divulgação, tanto por meio do Diário Oficial da União como através de páginas institucionais da universidade.

Conforme o procurador da República Flávio Pereira da Costa Matias, a conduta adotada pela UFCG no edital do Centro de Formação de Professores obstaculizou a participação de possíveis candidatos de outras localidades, limitando a ampla concorrência.

“Trata-se de uma restrição desproporcional, desarrazoada e maculadora dos princípios da impessoalidade e eficiência da administração pública, que devem nortear o recrutamento de servidores públicos”, ressaltou.

A UFCG recebeu um prazo de 72 horas, contados do recebimento da recomendação (que foi enviada terça-feira passada, dia 13 de agosto de 2013), para prestar informações ao MPF sobre as providências adotadas. Caso não seja acatada, o Ministério Público entrará com as medidas judiciais cabíveis, a exemplo do pedido de suspensão do concurso público.

Investigações

As investigações do MPF em Sousa foram iniciadas em 12 de agosto de 2013, com base em representação formulada perante o MPF em João Pessoa, em 1º de agosto de 2013, ou seja, um dia antes do encerramento do prazo de inscrições.

A primeira das provas do concurso está marcada para 16 de setembro de 2013. Todavia, o MPF entende que o fato não impede a reabertura das inscrições porque há tempo hábil para realização do procedimento.

Projeto de lei

Na recomendação, o MPF destaca também que em 17 de julho de 2013, o Senado Federal encaminhou à Câmara dos Deputados o projeto de lei do Senado (PLS 74/2010), que regulamenta a realização de concursos públicos federais.

Inclusive, o artigo 16, parágrafo 1º, prevê que “as inscrições deverão ser disponibilizadas em página da internet, na qual os candidatos poderão ler a íntegra do edital e se inscrever, com a possibilidade de imprimir e salvar em meio eletrônico seu comprovante de inscrição”.

FONTE: Vox7

Nenhum comentário: