segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Câmara municipal de Cajazeiras debate hoje problemática da liberação das águas de Boqueirão

A Câmara Municipal de Cajazeiras estará debatendo na sessão de hoje, segunda feira, dia 26, a problemática da liberação das águas do açude de Engenheiros Ávidos (Boqueirão de Piranhas) para as Várzeas de Sousa.
Na última semana após uma reunião na sede do DNOCS localizada no distrito de São Gonçalo, ficou decidido a liberação de cerca de seis milhões de metros cúbicos de água, o que representa o consumo de um ano inteiro da cidade de Cajazeiras.

Participaram da reunião além dos membros do DNOCS, os deputados federais Benjamim Maranhão e Leonardo Gadelha, os deputados estaduais Lindolfo Pires, Assis Quintans e Janduir Carneiro, e um representante da ANA (Agência Nacional das águas).

A notícia da liberação causou uma grande polêmica em meio à imprensa e as autoridades de Cajazeiras, que prometem agir para impedir o desperdício que será causado caso a liberação venha mesmo a acontecer.

Para o presidente da câmara o vereador Nilson Lopes Meireles é inadmissível que o DNOCS juntamente com a ANA, possa tomar uma atitude que vem a prejudicar não só a população de Cajazeiras como também Sousa e Nazarezinho, cidades que são abastecidas pelo manancial, disse.

Nilsinho marcou a reunião para amanhã, e através da imprensa anunciou que o poder legislativo estará buscando o Ministério Público para cobrar providências sobre o assunto.

O deputado estadual Vituriano de Abreu também usou a imprensa e conclamou a união de todos para barrar o que chamou de irresponsabilidade dos órgãos de controle da água. Para Vituriano, Cajazeiras não pode aceitar imposições desse tipo que podem comprometer a sobrevivência humana e animal de toda uma região.

Durante toda tarde da última sexta feira foram inúmeras as ligações para as emissoras de rádio da população preocupada com a informação, e cobrando providências das autoridades.

O açude de Boqueirão encontra-se atualmente com um volume de 38.351.280 de metros cúbicos, o que representa 15% de sua capacidade que é de 255.000,00 afora o assoreamento e a evaporação.

FONTE: Blog do Furão

Nenhum comentário: