sexta-feira, 26 de julho de 2013

Saúde: Infecção urinária, como detectar?

Aumento da frequência de ir ao banheiro, desconforto ao urinar e dor lombar. Esses podem ser sintomas de quem está com infecção urinária. Mas para ter um diagnostico verdadeiro, um teste chamado tipo 1 detecta o número de leucócitos, as células de defesa no xixi.
Se o exame detectar a presença de muitos leucócitos é sinal que há alguma bactéria presente no sistema urinário, causando a infecção. Desta forma, é muito importante procurar o médico para que ele oriente os medicamentos ideais para tratar o problema.

A necessidade de ir ao banheiro constantemente também significa que algo não está bem. Na infecção urinária há a urgência de ir ao banheiro, ardência ao urinar, dor embaixo do ventre e o cheiro muito forte na urina são sintomas que confirmam a suspeita da infecção. 

A infecção urinária é mais presente em mulheres, mas também ocorre, com menos frequência, em homens. Nas mulheres é muito mais evidente nas mulheres, pois a uretra é bem mais curta do que nos homens. E, pode ser contaminada com secreções vaginais ou fezes. 

Observar a coloração da urina também é necessário. O ideal é que a tonalidade seja suave e clara. Caso estiver mais amarelada, pode significar falta de hidratação no organismo, sendo necessário o consumo de água com mais frequência durante o dia.

Caso haja sangue ao urinar, o cuidado deve ser redobrado, pois significa que você possa estar com algum tipo de infecção, o que necessita procurar o especialista para que ele examine da melhor maneira. 

Como prevenir?

Beber, pelo menos, 1 litro de água por dia é essencial, pois ajuda na prevenção de inflamações, infecções e também na celulite, pois através da urina, é possível eliminar as toxinas presentes no organismo. 

Uma boa higienização íntima também é essencial, já que é através dela que se elimina resíduo e previne a proliferação de bactérias. Utilizar os sabonetes íntimos também é recomendado, mas é necessário ter atenção e usá-los com equilíbrio, pois é preciso preservar a flora bacteriana para manter o pH da região.

Se você tiver algum sintoma destes, procure um especialista e previna os sintomas.

Redação Caja Notícias

Nenhum comentário: